Como ajudar o seu bebé a dormir a noite toda?

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0


Padrões de sono


Do nascimento aos 4 meses

O sono é vital para o seu bebé se descontrair. Desempenha ainda um papel importante no seu desenvolvimento. A glândula pituitária (na base do cérebro) segrega a hormona do crescimento durante o sono.

Nos primeiros meses de vida, o relógio interno do seu bebé ajusta-se e os padrões de sono são definidos. À medida que vai crescendo, vai precisar cada vez menos de dormir (mas lembre-se que, nesta altura, as crianças diferem muito entre si).


Nas primeiras semanas após o nascimento, os bebés acordam para comer e voltam a adormecer. Por volta dos dois meses de idade, os bebés dormem 17 horas por dia e passam para 15 a 16 horas.

Os bebés têm ciclos de sono curtos – por volta de 50 a 70 minutos. Começam por estar agitados e só depois entram num sono mais profundo.

Continuam sem conseguir fazer a distinção entre a noite e o dia. Por volta dos dois meses, o padrão de sono começa a adquirir uma estrutura e os ciclos de sono ficam mais longos.

O bebé passa a conseguir dormir até seis horas sem acordar para comer. A partir dos três meses, as noites são mais compridas e eles podem fazer várias sestas durante o dia.


Dos 5 aos 12 meses

Por volta dos cinco meses, os bebés dormem cerca de 15 horas por dia. Geralmente, o sono divide-se entre a noite e duas ou três sestas: de manhã, a início da tarde e no final da tarde. Contudo, não existem regras e cada bebé encontra o seu próprio.


De 1 aos 3 anos

Por vezes, o seu bebé não vai querer dormir, porque não quer sair de perto de si. O seu bebé vai agora dormir cerca de 13 a 15 horas por dia. Gradualmente, passará para apenas uma sesta por dia no início da tarde.

Hora de deitar

O bebé tem de se sentir confortável e amado por si para passar uma noite bem descansada. É difícil para ele separar-se da mamã ou do papá à noite.

Miminhos, música, luz suave e a mesma rotina todas as noites ajudarão o seu filho a adormecer. Os bebés “crepusculares” – que se tornam agitados quando a noite chega – gostam de tomar banho nessa altura.

Eles ficam mais calmos e mais descontraídos antes de irem para a cama. O ritual, para surtir efeito, tem de ser idêntico todas as noites.

Evite, pois, embalar o seu filho ou ir dar um passeio, dado que ele se pode acostumar e exigir este nível de atenção todas as noites antes de se deitar.

Pôr o seu filho na cama é a oportunidade ideal para o bebé se tornar independente. Ele tem de aprender a adormecer sozinho.

Uma mantinha, o polegar ou a chucha podem reconfortá-lo e aconchegá-lo na cama. À medida que vai crescendo, talvez queira falar-lhe sobre o seu dia ou pedir-lhe para ler uma história.

A hora do deitar vai, então, tornar-se um momento especial para passar com o seu filho.

Quando o bebé acorda a meio da noite

São muitas as razões pelas quais o seu bebé acorda a meio da noite: dores de dentes, alteração da dieta alimentar ou medo de estar sozinho.

Estes acontecimentos são de tal forma importantes que podem perturbar o sono do seu filho. Com efeito, ele pode palrar a meio da noite ou soluçar.

Para se certificar de que o seu bebé não se apercebe de que consegue chamar a atenção e miminhos apenas pelo choro, evite acorrer prontamente ao quarto dele.

Se o choro continuar, verifique se ele está bem sem fazer demasiado barulho nem acender a luz. Reconforte-o e deixe-o adormecer de novo.

Evite levar o bebé para a sua cama, dado que ele pode acostumar-se e tornar tudo mais difícil numa fase posterior.

Pôr o bebé na cama é um momento de separação – ele tem de ter a certeza de que, amanhã, você estará lá de novo para ele.

Quando o bebé cresce

À medida que vai crescendo, a hora do deitar pode parecer para a criança como o momento em que ele deixa de brincar.

Em alguns casos, os pais podem ter de estar sempre a pedir para o filho se acalmar. Este processo pode acabar em gritos e choros nalgumas noites.

Para não amuar e evitar ataques de raiva e choro, a rotina da noite continua a desempenhar um papel fundamental. Ao estabelecer uma hora de deitar fixa, você vai continuar a ter um grande impacto no seu filho.

Se ele acordar, deite-o de novo na cama, explicando o motivo, mas mantenha se firme e evite ceder a tudo o que ele pede.

Regra geral, os bebés apenas querem retardar a hora do deitar, mas podem também estar com medo de alguma coisa.

Assim, tente de perceber o que ele tem para ajudá-lo a ultrapassar os seus temores. Para que ele não pense que ir para a cama é um castigo, não grite “vai para a cama!”.

Dormir pode tornar-se um momento de prazer para o seu filho, uma altura em que está sozinho para deixar à solta a sua imaginação e capacidade de sonhar.







Fonte:nestlebaby
 
Topo