• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como escolher o peixe mais fresco?

M

MMAD

Visitante
A qualidade do peixe reside na sua frescura, pelo que esta deve ser a primeira exigência do consumidor. Tendo em conta a rápida deterioração do pescado, mesmo quando asseguradas as melhores condições possíveis, é necessário observar atentamente o aspecto do peixe.

Odor - Quando é fresco o peixe cheira a maresia.

Corpo - Deve ser firme e brilhante. Ao deteriorar-se, a carne fica flácida, pelo que pode testá-la pressionando-a com os dedos e, se estes não deixarem marca, significa que o peixe é fresco.

Olhos - Quando fresco, os olhos devem ser salientes, a córnea transparente e a pupila negra e brilhante. Se os olhos estiverem encovados, a córnea leitosa e a pupila cinzenta, indica que não estará em boas condições.

Pele - Deve ser brilhante e com as escamas bem agarradas. A cor da pele deve ser viva, homogénea e com alguns reflexos. O muco-camada gelatinosa que cobre a pele deve ser aquoso e transparente.

Membrana - Trata-se de uma pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana separa-se da carne.

Guelras - Devem ser brilhantes, bastante vermelhas e sem muco. Com a perda da frescura, estas ficarão amarelas e ganham muco.

Limpar e arranjar o peixe

1. Corte as barbatanas ao peixe com uma tesoura de cozinha.

2. Com um escamador próprio ou uma faca, retire-lhe as escamas.

3. Abra-lhe a barriga e extraia-lhe as visceras e as guelras e depois lave-o muito bem.

Conservar e congelar

1. Depois de eliminar as tripas e as escamas, seque-o cidadosamente.

2. Separe-o por doses e envolva-o em película aderente ou papel de alumínio.

3. Identifique o conteúdo de cada embalagem e a data de congelação.

4. Coloque dentro de recipientes de plástico e leve ao congelador.

Os nutrientes do peixe

O valor energético de cada tipo de peixe, por cada 100 g:

* Peixe magro - 85 kcal

* Peixe meio-gordo - 140 kcal

* Peixe-gordo - 210 kcal


Agora não há razão para não comer um bom peixe.
 
Topo