• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como fazer o patch DLDI em seus homebrews para Nintendo DS

dguerreiro

GF Ouro
Entrou
Mai 26, 2009
Mensagens
1,948
Gostos Recebidos
0
Muitos aplicativos e jogos homebrew para o Nintendo DS atualmente requerem que voce faça o patch DLDI (Dinamic Linked Disk Interface) antes que voce possa utiliza-los em seus flashcards.

Isso acontece porque cada flashcard utiliza um sistema de arquivo diferente, com funções diferentes, e caso um programador quisesse fazer seu aplicativo ser compatível com todos os flashcards do mercado, teria que compilar um binário respectivo para cada flashcard, o que é inviável.
Pensando nisso, foi criada a DLDI, que são as livrarias de leitura / escrita de cada flash. Ao fazer o patch DLDI, voce permite que qualquer programa homebrew execute corretamente em qualquer flashcard, sem necessidade de modificações adicionais.

Nesse tutorial voce aprenderá como fazer o patch DLDI para qualquer homebrew e qualquer flashcard, utilizando um aplicativo muito simples chamado DLDITool.


Materiais necessários para o tutorial:(vou deixar anexado)

- O pacote do programa DLDITool clique aqui
- A livraria DLDI do seu respectivo flashcardclique aqui
- Um Nintendo DS com passme ou com um firmware que permita a execuçao de codigo atraves de flashcards (se seu flashcard ja funciona corretamente, nenhum passo extra é necessario);
- o .NDS do homebrew desejado (no exemplo, o Okiwi Web Browser).

1º Comece extraindo o pacote do DLDITool para uma pasta em seu computador. Apesar de varios arquivos estarem incluidos, voce ira precisar somente do dlditool32.exe. Execute o programa e a seguinte tela sera apresentada:
th_DLDI-1.png


2º Extraia os outros arquivos necessarios (pacote de livrarias DLDI e .NDS do homebrew) para alguma pasta em seu computador. Vá ate o programa DLDI Patcher e escolha a pasta onde voce extraiu os arquivos .dldi clicando nos “…” ao lado do campo “DLDI File”. O programa ira atualizar e mostrar uma lista com todas as livrarias encontradas.

th_DLDI-2.png


3º Escolha a livraria respectiva ao seu flashcard (no meu caso o Supercard CF) e depois escolha o binario (.NDS) do seu homebrew clicando em “…” ao lado da caixa “Binaries”. Esse programa permite que voce faça o patch de varios programas ao mesmo tempo, mais para exemplo utilizaremos apenas um arquivo. Ficará como na tela abaixo:

th_DLDI-3.png


4º Clique em Patch e aguarde. Caso tudo tenha ocorrido como esperado, a tela abaixo sera exibida:

th_DLDI-4.png


5º Reparem na mensagem “Patched sucessfully” indicado que o processo foi concluido com exito.

Agora apenas copie o arquivo ja patcheado para seu flashcart e execute-o normalmente :)

cumpts
 
Topo