Como pescar a Francesa

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
PESCA À FRANCESA

A Pesca à francesa é à primeira vista um pouco complicada. Mas não é nada de assombroso. Este tipo de pesca é muito praticado em rios, pois permite o controlo perfeito da bóia mesmo com correntes. Os adeptos da conhecida pesca "directa", sem carreto, tem aqui uma oportunidade para melhorar resultados.
A pesca directa, para quêm não sabe, é uma pesca que se pratica com uma cana sem carreto e que leva uma baixada, fio mais boia, anzol, etc, do tamanho da cana. Esta pesca é muito utilizada em pescas rápidas, como no maranhão, ou mesmo na famosa pesca das percas e bordalos de rio. O problema é que a pesca directa obriga ao uso de bandeiras, comprimento de fio que vai da ponteira até à boia, muito grandes. Isto provoca uma grande dificuldade de ferragem, pois quanto maior é a bandeira mais tarde nós ferramos o peixe. Para pescas como a das bogas, peixe difícil de ferrar a pesca directa torna-se complicada. Por isto surgiu a pesca à francesa. Com algumas diferenças da directa esta é um pouco mais lenta mas muito mais precisa e segura. Esta pesca só utiliza a baixada do tamanho idêntico à profundidade no local. Assim se tivermos 3m de profundidade colocamos uma baixada de mais ou menos 3,5m. Assim necessitamos de uma cana muito comprida, tanto quanto a distância a que queremos pescar. As canas francesas actuais e mais utilizadas andam nos 14,5m mas vão até aos 18m.

Para melhor exemplificar vejamos os seguintes desenhos:


franc1.gif



Por exemplo, no Mondego em Coimbra, Chopalinho, temos cerca de 3m de profundidade nalguns pesqueiros. Repare-se que a distância normal de pesca são os 11m. Assim coloca-se uma baixada com 3,5m de comprimento.


franc2.gif



Para ferrar o peixe temos muito mais sensibilidade com este tipo de canas. Podemos inclusive mexer a bóia para atrair o peixe para a frente, trás, esquerda ou direita com muita facilidade.

Para quem não sabe uma cana francesa é de encaixes, ou seja, os elementos são embutidos uns nos outros. Assim podemos aumentar ou diminuir o tamanho da cana durante a pesca.

Depois de ferrado o peixe a cana é enviada para trás com o auxilio de um roller ou de qualquer coisa só para a cana não roçar no chão visto serem canas de elevado custo e também para termos mais sensibilidade, pois o peixe pode-se desferrar. Quando chegarmos ao encaixe em que temos para a frente 3 ou 4m de cana desencaixamos e tiramos o peixe com o mesmo comprimento de cana e fio.


franc3.gif
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vê-se logo quem é pescador... :spi70[1]:
 
Topo