- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,216
- Gostos Recebidos
- 1,216
Com a chegada dos dias mais frios de inverno são muitas as pessoas que sofrem com frieiras nas mãos. Este é um dos problemas que a exposição ao frio causa na pele - quando conjugado com a humidade.
Segundo o website do Hospital da Luz, o grupo mais afetado por este problema são as mulheres entre os 16 e 40 anos, sendo que as crianças também estão vulneráveis a este problema.
Afinal, o que são frieiras?
De acordo com o dermatologista José Campos Lopes do Hospital da Luz, as frieiras são uma "reação anormal ao frio de pequenos vasos sanguíneos e que acontece por razões que não são conhecidas".
Geralmente aparecem 12-24 horas após a exposição ao frio, podendo levar cerca de 2/3 semanas a desaparecer. Há casos em que este problema é crónico, repetindo-se sempre nas estações frias.
Os locais mais afetados são o dorso dos dedos, as mãos e pés, o rosto, nariz e orelhas.
São vários os sintomas associados às frieiras:
- Zonas da pele mais salientes e alterações locais da cor, que fica arroxeada;
- Pode haver inchaço;
- Nas frieiras mais graves formam-se bolhas, como fissuras e feridas;
- Comichão, ardor e sensação de queimadura
Como prevenir as frieiras?
São várias os cuidados a ter para prevenir o surgimento deste problema. Eis algumas das recomendações do dermatologista:
- Usar vestuário e calçado adequado às condições ambientais para que proteja do frio;
- Manter a pele bem hidratada, assegurando tanto uma ingestão de líquidos adequada como reforçando a aplicação local de cremes ou loções hidratantes;
- No exterior manter bem protegidas as zonas mais expostas, por exemplo usar luvas, gorro a proteger as orelhas e cachecol a proteger as faces e nariz;
- Não deixar peças de roupa húmidas ou molhadas (especialmente meias) secar no corpo;
- Evitar calçado que faça suar e promova a humidade (por exemplo, galochas);
- Não expor as zonas mais propensas a frieiras a fontes de calor intenso porque favorecem a secura da pele e tornam-na mais sensível a lesões;
- Preferir ambientes com uma temperatura moderada.
Como tratar as frieiras?
Conforme explica o website do grupo Joaquim Chaves, normalmente as frieiras desaparecem com a aproximação do tempo quente. No entanto, o tratamento poderá ser mais complexo consoante a gravidade dos casos.
Aponte estas formas de aliviar as frieiras:
1. Aquecimento progressivo
Aquecer gradualmente as áreas afetadas é fundamental para aliviar as frieiras. Pode usar água morna, mas evite água muito quente, pois pode agravar a irritação.
2. Mantenha as extremidades aquecidas
Não prescinda de luvas, meias e calçado quentes para proteger as extremidades do frio. Além disso, e sempre que possível, evite a exposição prolongada às baixas temperaturas.
3. Hidrate a pele
Aplique regularmente creme hidratante na pele para evitar que seque e descame.
4. Tome a medicação indicada pelo médico
Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de cremes ou pomadas tópicas, com características próprias para reduzir a inflamação. Também poderá ser necessário tomar medicamentos antipruriginosos, como anti-histamínicos, para aliviar a comichão. Em todo o caso, nunca se automedique e siga sempre as indicações do seu médico.
Se perceber que o seu caso é mais sério, então deverá marcar uma consulta com o seu médico de família ou dermatologista.
IN:NM
