Como reage o corpo quando...

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0




Como reage o corpo quando...




Dê a volta ao problema




09de7c04-ae83-4403-be57-dfd2beed694d.jpg





Noites sem dormir, nervos à flor da pele e gulodice são “pecados” que exercem efeitos no organismo. Quer recuperar mais depressa? Siga as nossas dicas...


... está horas sem comer



Levante a mão quem nunca esteve muito tempo sem trincar algo... Com um dia-a-dia agitado, nervos a “explodir” e prazos por cumprir, nem se lembra de respeitar as necessidades básicas do organismo.

O primeiro sinal é o seu metabolismo ficar mais lento, o que acaba por se repercutir na execução das tarefas. Essa falta de energia deve-se à quebra de açúcar no sangue, o que se traduz em sonolência, apatia e dores no estômago, como se estivesse a reclamar o intervalo demasiado longo entre as refeições.

Além disso, o mais provável será sentar-se à mesa e devorar o prato acabado de servir e ainda repetir a dose!


O que fazer:



O ideal será fazer cinco refeições (pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche e jantar), ao longo do dia, com intervalos não superiores a três horas.

Além disso, mastigue devagar os alimentos. Durante o dia, ao sentir fome opte por comer fruta, iogurtes ou bolachas integrais.


... passa noites em branco



Por vezes, as preocupações e o stress colocam o sono a quilómetros de distância, enquanto nas férias mandamos os horários rígidos para as urtigas, o que depois desestabiliza o nosso relógio biológico. Independentemente do seu caso, sofrer de insónias é um verdadeiro pesadelo e afecta a saúde.

Nos primeiros tempos, pode até só sentir algum cansaço, sonolência e irritação durante o dia, exibindo umas olheiras gigantes, mas na prática o organismo vai pagar cara a factura, uma vez que isso aumenta a probabilidade de desenvolver doenças.

Lembre-se que uma boa noite de sono é sinónimo de bem-estar, aumenta o humor, promove o raciocínio e a memória.


O que fazer:



Não coma muito ao jantar e evite bebidas com álcool ou cafeína;
Relaxe 30 minutos antes de se deitar para adormecer melhor;
Tente ir para a cama à noite, sempre à mesma hora;
Escolha bem a almofada e encontre uma posição confortável.

...devora doces



Nos dias que antecedem a menstruação ou quando as emoções estão à flor da pele, é natural ter vontade de devorar chocolates, bolos ou outras guloseimas com dose extra de açúcar, que aumentam os níveis de serotonina.

Contudo, lembre-se que até poderá sentir uma “injecção” de energia, mas cujo efeito é de curta duração. Para recuperar essa agradável sensação, a maioria das pessoas tende a ingerir doses exageradas, que depois o organismo sente maior dificuldade em processar.

Além disso, inibem a produção de enzimas, que estimulam a digestão e convertem-se em gordura, pelo que é quase certo que isso implique peso a mais.


O que fazer:



A melhor forma de combater a compulsão por doces consiste em ingerir alimentos – frutos secos, vegetais, fruta da época, peixes gordos, chocolate com mais de 70 por cento de cacau – que provoquem saciedade, com níveis baixos de açúcar, de modo a evitar uma elevação da glicemia no sangue e assim controlar a fome.

... não bebe água



Já parou um minuto para pensar quanta água ingere por dia? Se calhar, agora até o faz em quantidade suficiente, devido ao calor que se faz sentir, mas no resto do ano o mais certo é esquecer-se de o fazer... Acredite que este gesto é essencial para o pleno funcionamento do organismo.

Já alguma vez se sentiu tonta, fraca, com o raciocínio mais lento e a pele demasiado seca? São apenas alguns sinais de desidratação.


O que fazer:



Importa relembrar alguns benefícios deste precioso líquido: regula a temperatura corporal; estimula a circulação sanguínea; elimina toxinas; combate a retenção de líquidos; provoca saciedade; promove o funcionamento de rins e intestinos; e favorece a aparência da pele.

Portanto, a mensagem a reter é bastante simples e fácil de colocar em prática: habitue-se a beber água, em pequenas quantidades, ao longo do dia.


... faz uma noitada.



Por norma, as saídas nocturnas começam com um jantar, são intercaladas com um cocktail num bar e terminam numa discoteca da moda, a dançar ao som dos êxitos do momento (quase sempre) com um copo de bebida na mão, para “matar” a sede. No dia seguinte, o corpo denuncia os excessos provocados pela diversão: sonolência, dores de cabeça, fadiga e estômago sensível.


O que fazer:



Ingira bastante água, para “limpar” fígado e rins. Lembre-se que a ingestão de álcool promove a desidratação do corpo. Além disso, faça refeições leves e frescas, com pouca gordura.

Antes de fazer mais uma noitada, lembre-se: evite beber álcool com o estômago vazio e fazer misturas. Ao sentir os primeiros efeitos, faça uma pausa e beba antes água ou sumo.


... fica refém do stress A vida não é um conto de fadas e ainda vem com bónus: preocupações, medos e obrigações a nível profissional, familiar e pessoal. Resultado? Viver sob stress é a realidade de qualquer pessoa.

De certeza que já teve crises de choro, se sentiu cansada, triste e desconcentrada, incapaz de fazer seja o que for, além de gritar ou reclamar com quem mais gosta...

A longo prazo, o stress diminui as defesas do organismo, que fica menos resistente a doenças, e prejudica a sua aparência, que adquire um aspecto envelhecido e fatigado. A nível psicológico e emocional, os efeitos também são notórios, sendo comum os ataques de pânico ou a depressão.


O que fazer:



Aprenda a dizer “não” e a delegar tarefas;
Perca tempo apenas com o que tem importância;
Faça uma actividade – ioga, pilates, meditação, body balance – que a ajude a relaxar;
Mantenha contacto regular com familiares e amigos, para usufruir de momentos divertidos.




impala




 
Última edição:
Topo