- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,970
- Gostos Recebidos
- 1,209
Seja pela magia, aconchego, mudanças de rotinas e inclusão de alimentos, especialmente mais calóricos, a época do Natal tende a propiciar o fim de muitas rotinas.
Com tantas tentações à mesa e com a presença mais assídua de alguns familiares e amigos torna-se complicado estabelecer uma tão rotina organizada quanto se pretendia.
Contudo, de modo a evitar possíveis perturbações no sono e na alimentação, que possam afetar o bem-estar e causar stresse, os especialistas do Science Alert revelam três hábitos que dizem ser infalíveis.
Transforme as refeições num "compromisso de família"
Na época de festas, sobretudo perto do dia de Natal, já há muitas tentações espalhadas pela casa e a tendência é petiscar alguns doces e esse comportamento acaba por estragar e influenciar as refeições. Como tal, estes especialistas recomendam que, ao invés de fazer petiscos esporádicos, opte por se sentar "para pelo menos uma refeição em família".
Adotar este método diariamente poderá dar alguma disciplina a todos os elementos de casa. Ao saberem que têm essas refeições como se fossem um compromisso ou uma reunião importante vai fazer com que priorizem as refeições ao invés dos petiscos fora de horas.
Agende momentos para se mexer
Se em circunstâncias normais costuma ir ao ginásio ou deslocar-se diariamente para ir para o trabalho, durante este período o corpo vai sentir o impacto dessa paragem abrupta. Para que o impacto seja menor, procure caminhar em família, brincar com as crianças e desconectar-se de aparelhos tecnológicos.
Estes especialistas sustentam que como as "crianças são mais ativas fisicamente", preferem brincar na rua e "cansarem-se". Assim, deve acabar por ceder, envolver-se nas brincadeiras enquanto lhes faz companhia e melhora a sua saúde. "Passar tempo na natureza melhora o desenvolvimento cerebral e ajuda as crianças a relaxar", descrevem. Assim, também conseguirão ter todas as condições reunidas para concretizar o próximo ponto sugerido pelo Science Alert.
Equilibrar o tempo de festa com as rotinas de sono
Se assegurar a prática de exercício físico como referida no ponto anterior, bem como com uma alimentação disciplinada e tempo em família, este ponto será quase um resultado óbvio.
Uma noite de sono reparadora pode ajudar toda a família a repor energias. Estes especialistas apontam que crianças que dormem o suficiente revelam menos stresse e hiperatividade, além de melhorarem a saúde física e psicológica.
Manter uma rotina consistente para dormir poderá ainda ajudar as crianças a dormirem bem quando é necessário dormir fora de casa, principalmente na altura das festas e convívios familiares.
Se o sono noturno não for suficiente, optem por fazer uma power nap em família.
IN:NM
