• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Como treinar o seu cachorro

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Porquê treinar seu cachorro ?

Marta e Sílvia queriam muito um cachorrinho e tanto pediram que conseguiram um filho de Beagle. Ele é lindo, com olhar "pidão", orelhas caídas e cheio de disposição. Marta e Sílvia passam a chamá-lo de Totó.
Totó gosta muito de brincar, gosta muito de roer e correr pela casa. Totó é uma raça de caça e por isso mesmo adora sair "matando" todas as peças de roupa que ele encontra no caminho.

Totó destruiu a pasta de documentos do pai. Totó chora a noite toda. Totó roeu todo o tapete da mãe e sempre que pode, Totó foge. Totó é um mau cachorro e três meses depois de ter chegado, Totó é mandado embora porque ninguém o aguenta mais.
Os pais de Patrícia tinham um cachorro Poodle Toy antes mesmo dela nascer. Quando Patrícia finalmente chegou, a família não sabia onde pôr tanta felicidade. Rusty ficou meio de lado e começou a mudar seu comportamento.
Quando a rotina da casa voltou ao normal, Rusty só piorou. Não queria mais brincar com ninguém, estava rabugento, fazendo xixi pela casa toda e o pior, Rusty agora mordia todo mundo que tentasse contrariá-lo. Todos acharam que era apenas ciúmes e que se dessem bastante atenção ao Rusty ele iria melhorar. Rusty só piorou!

Temendo o pior (um dia ele poderia morder Patrícia), eles decidiram levar o cachorro para um treinador profissional. Foi um trabalho longo e duro, mas valeu à pena, pois Rusty agora está muito mais relaxado e ajustado a sua família.
Paulinha e Marcelo vão morar numa bela casa e para aumentar a felicidade, seus pais compraram o Golden Retriever que eles tanto queriam. Paulinha e Marcelo querem que tudo dê certo e por isso resolvem levar Buddy para uma escola de treinamento desde cedo.

Lá eles aprendem como treinar Buddy, aprendem como um cachorro pensa e quais são seus instintos e suas necessidades básicas. Além disso eles se divertem muito. Buddy é o centro das atenções da rua. Ele senta, deita, anda juntinho sem coleira e é muito gentil com as pessoas e as crianças da vizinhança.
Buddy não faz xixi nem cócó dentro de casa, não sobe no sofá, não pula nas visitas, só rói os brinquedos dele. Buddy adora brincar ás escondidas, de buscar bolinhas de ténis ou jogar "futebol" na praia e ele sempre entrega na mão de Marcelo e Paulinha. Buddy não se mete em confusão e não briga com cachorros.
Buddy é um amigo!

Embora estas situações sejam fictícias (ainda bem, já pensou se Rusty, o Poodle Toy, fosse um Rottweiler?!), casos como estes acontecem todos os dias com muitas famílias que queriam apenas desfrutar da companhia de um cãozinho.
Quantas pessoas você já não conheceu, principalmente mães, que desistem de ter cachorros e juram que nunca mais vão deixar os filhos aparecerem em casa com outra coisa que não sejam peixes ou coleções de pedras?
Quando um cachorro é treinado desde pequenino, problemas como roer objectos ou móveis, fazer xixi e cócó no lugar certo, morder ou pular em pessoas, ficar fora de sofás, camas ou áreas proibidas, tomar banho, remédios ou ir no veterinário deixam de ser problemas. A convivência é muito mais simples e agradável, pois os donos passam a entender a mente de seus cães e os cachorros passam a entender simples comandos como "senta"; "deita"; "junto"; "vem" entre outros.

O objetivo em se treinar um cachorro não é de "quebrar o espírito" dele como muitos pensam. O cachorro não se torna um robô de controle-remoto! Pelo contrário. Ao abrir a linha de comunicação entre donos e cães, através do treinamento, ambas as partes passam a se comportar de maneira mais relaxada e alegre. Passam a ter muito mais prazer nesta relação, despendem mais tempo juntos e se divertem muito mais. Afinal, quem não gostaria de ter um cachorro que desenvolveu um grau de proximidade e confiança únicos pelo seu dono. Um cão que conhece seu dono como ninguém e que está sempre disposto a uma nova aventura. Um cão no qual você pode confiar, que vai sempre te atender não importa a situação. Um cão que te admira acima de tudo, porque você será um dono justo, controlado, calmo e cheio de amor pelo seu melhor amigo.

Treinar é evitar problemas futuros, é não deixar que situações desagradáveis fiquem fora de controle. Treinar é amar e preservar a saúde de seu cachorro. É desvendar os mistérios que se passam por entre aquelas orelhas peludas. Treinar é ser responsável. Ah! E é divertido também.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Usando coleira ou enforcador ?

Este tipo de acessório não deve ser utilizado com o intuito de pressionar o animal a executar exercícios ou com a função de contenção. Este acessório é um equipamento de apoio. Serve para evitar que seu cão vá embora antes do término da aula ou para ajudá-lo a entender qual o rumo a ser tomado. Você dá um tranquinho e diz pra ele – "...hei, olha aqui o seu prémio..."
É importante seleccionar um equipamento leve e seguro. Cada modalidade desportiva tem o seu equipamento específico; para traccionar, existe o peitoral de tracção; para ataque o de ataque, e assim consecutivamente.
Numa outra oportunidade , entraremos em maiores detalhes sobre cada uma das modalidades esportivas praticadas com cães.
Agora vamos nos manter no básico, que seria o uso da guia de treinamento, enforcador e coleira.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Treinar FICA

O comando fica tem que ser compreendido filosoficamente; o fica nada mais é do que o tempo entre a acção de deitar até o momento da recompensa.
Você já ensinou o deita tão bem que quando manda o cão deitar pode ouvir os ossos batendo no chão. Parabéns!
Está fácil ensinar o fica, afinal seu cão já fica ao lado da mesa do café da manhã!

Vamos supor que todos os exercícios ensinados até agora você os fez sempre posicionando-se ao lado direito do seu cão. Se não foi assim trate de começar a disciplinar-se. O cão deve orientar-se do lado esquerdo do condutor como quem vai para a mesma direcção.

Seqüência: - manda o cão deitar, dá um passo para o lado direito, volta e estimula o cão, confirmando a atitude de permanecer deitado. Quando o cão estiver seguro do exercício, comece a aumentar a distância. Passe a se esconder por um instante e depois aumente este tempo gradualmente.

Nunca se esqueça de elogiar seu amigão. Para optimizar o aprendizado deixe seu cão deitado, atrelado à guia, nas mãos de um ajudante. Caso ele resolva sair, deve ser desestimulado pelo ajudante, dando tempo para que você volte e recomece (isso só ocorrerá se você apressar muito as fazes anteriores; tenha paciência!).
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Treinar AQUI

É o exercício mais fácil de ensinar e é onde mais se erra!
Está errado: correr atrás do cão;
Está certo: chamar o cão e afastar-se dele;
Está errado: chamar o cão para repreendê-lo;
Está certo: chamar o cão para dar uma isca e soltá-lo imediatamente.
Desde pequeno você tentou fazer que seu cão viesse até você sob um comando firme e em paço acelerado. Na verdade toda vez que você tomou esta postura seu cão foi para o lado oposto. Aí a gente ouve a mesma história: "...meu cão finge que é surdo..." . Quando você chama o seu cão, se ele obedece perde a liberdade, se não obedece leva uma bronca quando é pego. Taí...ele aprendeu o comando aqui ao contrário!

O cão obedece aqui porque sente prazer ao obedecer. Quando ele se aproxima do dono, sempre é recebido com uma isca, um carinho, com festa.
Lembre-se de trabalhar o sucesso:
Você procura um terreno onde se encontram somente você e seu cão. Você o solta e ele passa a farejar tudo e a pesquisar todo o terreno. Ele se distrai completamente. Você procura um esconderijo e passa a observá-lo sem que ele te possa ver. Num determinado momento você percebe que ele se dá conta de que está só, e começa a te procurar desesperadamente. Você continua no esconderijo mas chama o seu nome e espere que ele te encontre. Quando ele te encontrar diga aqui e encha-o de muito carinho!

Observe: Todo exercício deve ser feito em lugar tranquilo para que nada desvie a atenção do seu cão. Gradualmente você irá aumentando as dificuldades dos exercícios. Começar a treinar na praia ou numa avenida é o mesmo que estudar para a Faculdade no meio de uma festa!
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Treinar SENTA

Logo pela manhã, seu melhor amigo espera ansiosamente pela deliciosa ração. Ao invés da ração você aparece com um delicioso pedaço de fígado cozido . Aproxime o petisco do focinho do animal e em seguida afasta, escondendo a isca na palma de sua mão. Você assume a postura mais ereta, olha nos olhos do cão e sinaliza com a mão próxima do peito, indicador esticado. Não diga nada.

O cão demonstra que quer a isca; pula, ladra, morde a barra da sua calça, busca a bola, deita , rola... e você... nada, impávido, fitando o cão bem nos olhos, ereto, mão fechada junto ao peito com o indicador esticado para cima. (Você deve estar bem atento porque quando o cão desistir de tomar a isca, conformado, vai tomar uma postura de incógnita, de espera; ele vai sentar.)

Quando ele se sentar você tem de estar muito atento. A isca e o comando SENTA devem ser apresentados imediatamente após o cão ter encostado o traseiro no chão, depois uns beijos e abraços são perdoados.
Observe: você não vai mandar o cão sentar e ele vai sentar, você vai assumir uma postura de quem vai comandar o SENTA, mas só vai comandar e premiar quando ele o fizer espontaneamente. Quando o cão tiver associado o comando verbal com o exercício você poderá inverter; comanda e aguarda a resposta, depois que o cão executa o comando você estimula. Parabéns!
Ao invés do petisco, a isca pode ser um objecto que o cão goste.
Situação prática: Seu cão adora buscar a bola. Você repete a postura descrita anteriormente. Ele senta, você joga a bola...
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Treinar DEITA

Depois que o cão já senta com facilidade e já pegou o espírito do aprendizado, chegou a hora do deita. O cão, agora, não ganha mais a isca quando senta.
A isca na mão direita, é colocada rente ao solo. A mão esquerda impedirá que o cão pegue a isca por cima. A mão esquerda fará uma "cabaninha" sobre a isca que está na mão direita, obrigando que o cão abaixe para obter a isca; quando isto acontecer ele poderá até lamber a isca, mas só poderá obter a isca quando estiver totalmente deitado e ouvir o comando DEITA.
Com o tempo você vai invertendo as coisas; seguindo a mesma técnica do senta, apontará para baixo e só dará a isca depois do cão se deitar. Você vai ficando cada vez mais exigente; agora manda deitar e sinaliza discretamente, ele se deita, você então conta até três e depois dá a isca. Vai repetindo o exercício e aumentando a contagem.

Situação prática: No café da manhã. Você põe o cão deitado perto da mesa e após todos haverem terminado você oferece um pedacinho de queijo branco ao cão.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
Treinar JUNTO

O comando junto pode ser ensinado ao mesmo tempo em que se ensina outros comandos.
Imagine que você está ensinando o comando senta. O cão vem do seu lado e senta, você confirma a atitude mas logo depois dá um paço a frente e espera que o cão assuma novamente a posição sentado do seu lado esquerdo. Ele vem e você novamente confirma mas só que desta vez você dá dois passos a frente e repete o mesmo exercício. Gradativamente você vai aumentado a distância entre um senta e outro. Colocando o comando junto imediatamente depois do cão sair da posição sentado para te seguir, está construído o exercício junto.
 
Topo