• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Concorda com o limite de velocidade de 150 km/h nas autoestradas?

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Meus amigos, hoje em dia temos em Portugal melhores autoestradas e automóveis mais modernos, seguros e rápidos. Mesmo hoje a capacidade de travar o veiculo é superior ao dos veículos de antigamente. Dado que o limite de velocidade está nos 120 km/h, velocidade considerada lenta para quem circula numa autoestrada de Lisboa ao Porto, pergunto se concordam que o limite de velocidade passa dos 120 km/h para 150 km/h?

http://tugacars.com/a-favor-dos-150-km-hora-nas-auto-estradas/
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Digamos que sim... mas ainda circulam carros antigos (quando é que um carro é antigo para não poder circular a 150 Kmh na autoestrada?), vamos ter vários limites de velocidade?

E não se justifique nada com as IPOs... valem o que valem! Muitas vezes só lá vão os papéis ou vai "esquecida" uma nota de 50 paus no cinzeiro...

O ideal seria que cada condutor tivesse uma noção do veículo que conduz, as suas capacidades (do condutor), as condições do tempo e aí se pudesse dar a capacidade de decidir... mas isto é utópico!
 

ruivoteam

GF Prata
Entrou
Set 19, 2007
Mensagens
279
Gostos Recebidos
15
Com a quantidade de acidentes que existem nas autoestradas portuguesas, até acho que 120 é demais...
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
carros antigos??
pergunto,
quantos acidentes foram registados nas autoestradas em que os intervenientes foram carros antigos nos últimos 5 anos?
só se considerarmos carros antigo com 7 anos
eu não considero um carro com 7 anos antigo.
a maior parte dos acidentes nas autoestradas foram carros entre 6 meses e os 7 anos
eu considero um carro antigo que tenha mais de 15 anos
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
carros antigos??
pergunto,
quantos acidentes foram registados nas autoestradas em que os intervenientes foram carros antigos nos últimos 5 anos?
só se considerarmos carros antigo com 7 anos
eu não considero um carro com 7 anos antigo.
a maior parte dos acidentes nas autoestradas foram carros entre 6 meses e os 7 anos
eu considero um carro antigo que tenha mais de 15 anos

Também concordo, a maioria dos carros que andam na estrada tem em média 6 a 10 anos no máximo; uma minoria anda entre 1998 a 2000.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Julgo que os 140 km seria uma velocidade ideal em auto estrada ,
a França tem em muitos troços os 130 km e não é por isso que tem mais mortes a Alemanha tem muitas troços sem limite e não é por isso que existe mais acidentes .

A maior parte dos condutores vai mais atento a estrada com velocidades um pouco mais elevadas que aqueles que muita vez rolam a velocidades iguais ou inferiores 120 km normais na maior parte das autoestradas europeias .
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Concordar ou não concordar não aquece nem arrefece porque não vai ter nenhum efeito prático, mas eu sou suspeito para falar porque o único veículo do qual sou proprietário dá 164km/h em 1ª velocidade e circular nele a 120km/h nas AE é uma tortura. Mas pelo menos o desconforto que provoca não me deixa adormecer. ;)

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
É tudo muito relativo. Se todos e repito, todos, se respeitassem na estrada e, não usassem os veículos coma armas de arremesso, a velocidade poderia ser alterada mas, o que dizer dos acidentes, e mortes, causados na sua grande maioria por ausência de civilidade dos condutores?

Para mim até poderia não existir limites à velocidade, pelo menos em Autoestrada e IPs. Mas sabemos como se conduz em Portugal: é ver o comportamento dos mesmos motoristas cá e em Espanha para se perceber!!!!!:right:

Depois queixam-se da legislação que existe, das regras impostas pelo código da estrada cada vez mais repressivo.

Qualquer que seja o limite de velocidade, os cuidados de condução de cada um é que conduzem à redução, ou não, do número de acidentes e feridos ou mortos na estrada ( não esquecendo a qualidade das estradas que melhorou muito - falo de IPs e Autoestradas que as outras estão cada vez mais degradadas também por causa dos pesados e não só, que fogem às portagens). Por cá temos sempre de ultrapassar o outro de qualquer maneira, entrar primeiro no cruzamento, rotunda ou o que seja. Já me aconteceu imensas vezes, e repito imensas vezes, quando me preparava para ultrapassar um camião ou autocarro nesse momento ser obrigado a travar bastante forte porque resolveu ultrapassar outro sem se preocuparem com quem vem atrás ( até percebo que tenham dificuldade em voltar a ganhar velocidade mas nesse caso porque esperam que cheguemos em cima para o fazer????)

Falta de educação civismo e, outras coisas como preparação para a profissão que têem (e não, não esqueço que também já cometi alguns erros até de avaliação).

Cumps

Feraida
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Hoje no noticiário ouvi uma notícia interessante: a maioria dos condutores portugueses tem dificuldade em ligar os piscas piscas antes de efectuar uma manobra. Ao ouvir tal notícia começei a rir, porque esse é um dos maiores problemas de civismo na estrada. Quantos condutores ligam o pisca pisca em cima da rotunda ou quando estão neste momento a fazer a manobra? Porque não ligam muito antes de chegar ao ponto, evitando assim acidentes? Quantas vezes assisti a condutores a parar de repente, ligar os piscas piscas e depois efectuar a manobra? Tantas e tantas vezes.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Vou dar dois exemplos de manobras perigosas e da formação cívica de certos condutores:

Um dia eu vinha de férias do Minho, e circulava na auto-estrada A-1 a uma velocidade de 160 km/h, quando de repente vi um camião à minha frente; para evitar fiz pisca-pisca e ultrapassei-o para não chocar, dado a velocidade excessiva que eu levava. Nessa altura, vinham três topos de gama conduzidos por três senhores de fato e gravata, aparentemente cultos e educados, que se aperceberam da minha velocidade e calcularam a distância, reduzindo a sua velocidade, permitindo assim a minha ultrapassagem em segurança.

Outro caso passou-se na zona de Sintra. Eu circulava na A-16 a uma velocidade normal (entre 80 a 90 km/h), quando deparei com um camião à minha frente, e dado a distância e a minha velocidade, preparei-me para o ultrapassar; mas antes disso, vi pelo espelho um Mercedes a alta velocidade conduzido por um homem de gravata mas com duas palas nos olhos. Tinha pinta de patrão ou pequeno empresário, que tem dinheiro mas não tem cultura ou civismo. Resultado: em vez de ultrapassar o camião, reduzi a minha velocidade para evitar acidentes com um burro que ia ao volante.

Conto aqui estes relatos para chamar atenção para outro dos problemas dos condutores além dos piscas-piscas: não terem capacidade de calcular a distância e a velocidade de outro veículo antes de avançarem. Este é um dos grandes problemas cívicos que contribui para o aumento de acidentes de viação.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
é ver o comportamento dos mesmos motoristas cá e em Espanha para se perceber

Os Espanhóis são estranhos!!!!
Em relação aos limites de velocidade e estilo de condução em AE aqui os nossos vizinhos sim posso dizer que têm uma postura totalmente diferente. Mas considero que isso em grande parte acontece pois as autoridades/código da estrada lá não tem a politica do "caça à multa".
O ano passado fiz perto de 1000kms só em AE Espanholas e sendo o limite legal de 120 no máximo passavam por mim a 130 (eu fiz sempre em médias de 125, é activar o cruise control e deixa-lo ir) mesmo topos de gama ou motas, em inúmeros locais os condutores eram bem informados dos radares de controlo de velocidade. Isto sim é o que chamo de prevenção rodoviária, só é apanho quem quer.
Nas ultrapassagens em AE acho que não vi ninguém a não fazer pisca para iniciar a ultrapassagem e depois para retornar à direita. Por cá se muitos fizerem o pisca para a esquerda já é uma sorte, quanto mais para a direita para voltar à faixa!!!!

Depois há também a questão de estes 1000kms zero portagens, eu acho que isto ajuda muito o turismo.

Mas depois tem a parte menos boa dos espanhois, pelo menos em Sevilha, tudo o que era carros estava tudo batido e via-se várias vezes a forma como estacionam, o sensor é do carro do outro!!!!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Vou dar dois exemplos de manobras perigosas e da formação cívica de certos condutores:

Um dia eu vinha de férias do Minho, e circulava na auto-estrada A-1 a uma velocidade de 160 km/h, quando de repente vi um camião à minha frente; para evitar fiz pisca-pisca e ultrapassei-o para não chocar, dado a velocidade excessiva que eu levava. Nessa altura, vinham três topos de gama conduzidos por três senhores de fato e gravata, aparentemente cultos e educados, que se aperceberam da minha velocidade e calcularam a distância, reduzindo a sua velocidade, permitindo assim a minha ultrapassagem em segurança.

Outro caso passou-se na zona de Sintra. Eu circulava na A-16 a uma velocidade normal (entre 80 a 90 km/h), quando deparei com um camião à minha frente, e dado a distância e a minha velocidade, preparei-me para o ultrapassar; mas antes disso, vi pelo espelho um Mercedes a alta velocidade conduzido por um homem de gravata mas com duas palas nos olhos. Tinha pinta de patrão ou pequeno empresário, que tem dinheiro mas não tem cultura ou civismo. Resultado: em vez de ultrapassar o camião, reduzi a minha velocidade para evitar acidentes com um burro que ia ao volante.

Conto aqui estes relatos para chamar atenção para outro dos problemas dos condutores além dos piscas-piscas: não terem capacidade de calcular a distância e a velocidade de outro veículo antes de avançarem. Este é um dos grandes problemas cívicos que contribui para o aumento de acidentes de viação.

E imensos (até fico maluco ao ver e tenho que usar buzina) que nunca usam os espelhos de forma regular, muito notório quando vêem veículos prioritários. O tempo que eles têm que ficar atrás destes ignorantes é impressionante!!! Nem com buzinas e sirenes os gajos saem da frente, depois quando o veiculo de emergência lá ganha espaço (em contramão) é que os otários se desviam quando já está meia ultrapassagem feita.

Outra imensa falta de respeito é a me*** dos cigarros e cinza, eu que ando muito de mota é constante mandarem cinza/cigarros pela janela fora. E mesmo à cara podre meto-me ao lado e pergunto se o carro não veio com cinzeiro!!! Alguns ainda começam a mandar vir, mas também sei ser justo para aqueles que se apercebem logo a seguir da minha presença e pedem logo imensas desculpas. Também já comecei a notar mais respeito pelas motos, ainda vou longe e já dão um espaço para passar (agradeço a todos).
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Em relação ao assunto do tópico, eu acho que sim (nas que tivessem condições para tal ou até só em certos troços).

A idade do carro é relativa, tenho também um Civic de 92 e 120 nele parece que vou parado, tirando excepções as minhas médias de velocidade em AE ronda os 140km/h que já acho uma velocidade de cruzeiro muito boa.
Já à muitos anos numa viagem até ao Alentejo ainda com este carro quando dei por mim a ir a 200, no regresso para poupar gota reduzi aos 130 e a minha mulher disse logo "acelera isso que estamos quase parados!" e acreditem que ela está sempre a dar-me na cabeça quando me estico no acelerador. Obviamente modelos recentes ainda é mais fácil passarmos os limites pois quase não se ouve ou sente nada. Tenho uma carrinha Megane3 e é logo outro conforto em viagem.
Hoje em dia um simples 1000cc já tem mais cavalos que o meu Civic de 1500cc, a Megane sendo uma carrinha e apenas com um motor 1.5dCI com 90cv não deixa fugir o Civic.

Então em motos nem se compara, um gajo vai a 160 e nem dá por ela.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Porque não ligam muito antes de chegar ao ponto, evitando assim acidentes?
Porque pode acontecer precisamente o inverso daquilo que se pretende. Quantas vezes eu não apanho alguém a fazer pisca para a direita ou para a esquerda, passar por 3 ou 4 saídas e só virar na 5ª? Se houver distância suficiente antes do sítio onde a pessoa vai virar, deve indicar antecipadamente, mas o desenho de certos cruzamentos em Portugal deixa muito a desejar e às vezes a única maneira de não "enganar" os condutores que vêm atrás de nós é mesmo fazer pisca à última hora.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Também já comecei a notar mais respeito pelas motos, ainda vou longe e já dão um espaço para passar (agradeço a todos).
Não sei por onde é que tens andado, eu já noto isso há 20 anos. ;)

DX2
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Porque pode acontecer precisamente o inverso daquilo que se pretende. Quantas vezes eu não apanho alguém a fazer pisca para a direita ou para a esquerda, passar por 3 ou 4 saídas e só virar na 5ª? Se houver distância suficiente antes do sítio onde a pessoa vai virar, deve indicar antecipadamente, mas o desenho de certos cruzamentos em Portugal deixa muito a desejar e às vezes a única maneira de não "enganar" os condutores que vêm atrás de nós é mesmo fazer pisca à última hora.

DX2

DX isso não é desculpa. Se eu consigo, os outros também conseguem. Existe sim, falta de civismo nas estradas.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Todo o cuidado é pouco.:Hee:

[video=youtube;842hH0-tLnU]https://www.youtube.com/watch?v=842hH0-tLnU[/video]
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Jesus, o gajo saiu todo abananado!!!!

Aquelas cancelas têm graves problemas de segurança:
- nas imagens não se vê se os sinais luminosos estão activos antes do fecho
- a rapidez com que fecham
- fecham poucos segundos antes da passagem do comboio
- são totalmente fechadas, só deviam "impedir" a entrada no respectivo sentido ficando aberto para quem ainda lá está (as nossas são assim)

Depois há o pânico que o motorista deve ter tido quando foi fechado na linha, que o deixou com certeza sem reacção pois com um pesado (ou mesmo um carro) era por pé a fundo e levar a cancela à frente.

Muita sorte esse moço teve.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
DX isso não é desculpa. Se eu consigo, os outros também conseguem. Existe sim, falta de civismo nas estradas.
Não percebi. Desculpa de quê? Eu não estou a arranjar desculpas a ninguém! Só estou a dizer que nas situações que mencionei indicar com antecedência pode ser mais contraproducente que indicar mesmo em cima de onde se pretende virar.
Onde eu habitualmente conduzo 99% dos condutores não faz pisca, 99% dos condutores não pára nos STOP, 99% dos condutores não sabe fazer rotundas, 50% dos condutores pára ou estaciona na rua em frente de lugares de estacionamento vagos e dentro das rotundas, por isso sei bem o que é falta de civismo (eu chamo-lhe outra coisa...).

DX2
 
Topo