• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Conheça 5 dicas que deve usar já no seu Windows 10

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O Windows 10 está a ser construído pela Microsoft de forma progressiva. A cada nova versão surgem melhorias substanciais e que o tornam ainda mais adaptado aos utilizadores.

Mas mesmo sendo um sistema quase perfeito, existem pequenos truques e dicas que todos devemos conhecer e usar. Hoje reunimos 5 excelentes propostas para usarem já ou quando tiverem problemas.

windows10_1.jpg

Estas 5 dicas que hoje reunimos procuram abranger o maior número de áreas possíveis, dotando os utilizadores das ferramentas e das opções que podem e devem usar nos momentos mais críticos. Há ainda outras que foram escolhidas para optimizar o Windows 10, melhorando-o de imediato.

Conheçam então as 5 dicas que escolhemos e veja onde e como as pode usar, quer seja nos momentos mais complicados quer no dia-a-dia.

Problemas no Wi-Fi do Windows 10? Crie um relatório detalhado


Para poder gerar esse relatório, precisa de usar o comando netsh. É, portanto, necessário ter acesso a uma janela de DOS com permissões de administrador. Para isso abra o Menu Iniciar e escreva cmd. No resultado apresentado deve clicar com o botão direito do rato e escolher a opção Executar como administrador.

netsh_1.jpg

Na janela que for aberta deve correr um simples comando netsh, acompanhado de alguns parâmetros bem definidos. Esse comando pode ser visto abaixo.

netsh WLAN show WLANreport

Copie esse comando e cole-o na janela do DOS e termine com um Enter. A sua execução será rápida e o resultado é apenas um caminho para um ficheiro dentro do Windows 10.

netsh_2.jpg

Copie então esse resultado para um browser e aceda ao relatório que foi produzido, vendo todo o detalhe que a ferramenta fornece.

C:/ProgramData/Microsoft/Windows/WlanReport/wlan-report-latest.html

Vai poder ver no início todas as interacções que a placa de rede sem fios teve nas últimas horas, com todo o detalhe e com toda a informação que necessita.

Active a conta Administrador

A conta de Administrador não vem activa no Windows 10 e por isso sempre que a quisermos usar temos de a activar. Este é um processo simples e que demora poucos minutos. Comece por chamar uma janela de DOS, com permissões de administrador. Para isso, escreva cmd na pesquisa do Windows e vai encontrar como resultado a aplicação de acesso à linha de comandos.

Clique com o botão direito do rato e vai ter acesso ao menu de contexto, onde deve escolher a opção Executar como administrador.

win_10_admin_1.jpg

Uma vez nessa linha de comando, deve executar o comando que apresentamos abaixo. Copie-o, cole-o e carregue em Enter.

net user administrator /active:yes

Este é um comando que demora segundos a ser executado e que deve retornar uma mensagem de sucesso.

win_10_admin_2.jpg

Agora que a conta de Administrador está activa é hora de definir uma palavra-passe. Este não é um passo obrigatório, mas é essencial que o faça, por segurança do sistema operativo. Copie o comando abaixo e cole-o na janela de DOS que terá ainda aberta. Execute o comando com o pressionar da tecla Enter.

net user administrator *

Durante a execução do mesmo comando vai ser pedido que defina a palavra-passe que será usada para aceder à conta de Administrador. Escolha uma palavra-passe forte e repita-a no segundo passo do comando.

De imediato a conta fica disponível para ser usada. Podem fazer logout do utilizador que está a ser usado e escolher a conta de Administrador.

Active o TRIM nas memórias SSD

O TRIM surgiu com as memórias SSD e permite que o sistema operativo informe o disco de quais os blocos que entende que não estão a ser usados, tratando o disco de os libertar e eliminar os dados que lá estão.

Verifique se tem o TRIM activo

O primeiro passo lógico neste processo é verificarem se o sistema operativo tem já o TRIM activo e se necessita ou não de ser activado. Para isso devem usar a janela de DOS que abriram antes e executem o seguinte comando:

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

trim_2-1024x624.jpg

O resultado esperado é que o valor de DisableDeleteNotify seja igual a zero (0), o que indica que o TRIM está activo no Windows 10 e que por isso não se precisam de preocupar.

Active o TRIM no Windows 10

Na eventualidade do resultado do comando anterior não ser igual a zero, existe a possibilidade de activar o TRIM manualmente. Para isso precisam de usar a mesma janela de DOS, com permissões de administração, e executar o seguinte comando:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

trom_3-1024x624.jpg

Depois de executado o comando, vão ver surgir o resultado DisableDeleteNotify = 0, o que significa que o TRIM passou a estar activo no Windows 10 e que o vosso disco SSD está agora protegido e optimizado.

Resolva problemas da loja de aplicações do Windows


Para usarem esta solução precisam apenas de executar um comando. Este tanto pode ser usado numa janela de DOS ou directamente na caixa de pesquisa do Windows 10.

A forma mais simples é clicarem na lupa que está na barra de tarefas e escreverem o comando a usar. O Windows 10 vai reconhecê-lo de imediato. Esse comando é:

WSReset.exe

Vão ver surgir na lista o comando que devem usar, logo no topo. Basta que cliquem no seu nome e ele será lançado.

loja_windows_1.jpg

(se preferirem usar a janela de DOS só precisa de escrever o comando e carregar na tecla Enter)

A janela que se abrir, e que tem o comando WSReset a correr, não irá apresentar qualquer actividade durante o tempo em que estiver a se executada.

Simplesmente mostrará a janela aberta e executará os processos em fundo, sem qualquer informação adicional ao utilizador.

loja_windows_2.jpg

Quando o comando estiver terminado a janela será automaticamente fechada e a aplicação da Loja de aplicações do Windows será aberta, mostrando que o problema está resolvido e que pode de imediato ser usada.

Remova as sugestões de Apps do Menu Iniciar

Esta “novidade” poderá não estar disponível em todos os utilizadores, mas a Microsoft espera que todos a venham a ter no futuro imediato.

Mas quem não a quer presente no Menu Iniciar pode facilmente removê-la. Comecem por aceder ao Menu Iniciar e aí às Definições. A opção seguinte que procuram é Personalização.

win_pub_3.jpg

Dentro da área de Personalização devem escolher o separador Início. Aí vão encontrar várias opções, todas relacionadas com o Menu Iniciar.

A que procuram para remover a sugestão de aplicações é a segunda, com o nome Apresentar ocasionalmente sugestões em Início. Esta deverá estar activa, pelo que só precisam de a passar para a opção Desligado.

win_pub_4.jpg

Ao realizarem esta alteração as sugestões desaparecem de imediato, não voltando a ser mostradas. Se a voltar a ligar, volta a ter as sugestões.

Estão são 5 dicas rápidas e que pode e deve usar de imediato. Conseguem dar uma grande melhoria ao Windows 10, tornando-o mais simples de usar e também mais eficiente.

Fonte
 
Topo