• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Conjunção: Fotógrafo registra rota de planetas

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Conjunção: Fotógrafo registra trilha de planetas após o entardecer

No último mês, uma extraordinária conjunção planetária tomou conta do horizonte instantes após o pôr-do-Sol. Ali, três planetas disputavam o olhar atento dos observadores que admiravam o esplêndido encontro planetário antes da noite que se iniciava.

conjuncao_planetaria_grecia_20130613-114406_big.jpg

Clique para ampliar

A cena pode ser contemplada de qualquer lugar do mundo e durou vários dias. A foto mostrada é apenas um dos exemplos e foi registrada no dia 25 de maio de 2013 pelo astrofotógrafo Chris Kotsiopoulos.

A imagem mostra o rastro de Júpiter, Vênus e Mercúrio vistos a partir da margem de um lago na ilha de Kos, na Grécia. Para produzi-la o fotógrafo fez uma série de tomadas individuais enquanto os astros caminhavam no céu em direção ao horizonte.

Bem mais tênue que o brilho dos planetas, a estrela Elnath, a beta da constelação de Touro, também deixou sua marca mais à direita da foto.

Atualmente, Júpiter já está mais presente, mas Mercúrio e Vênus ainda podem ser vistos bem próximos ao horizonte. Vale dar uma espiadinha!

Bons céus!


Foto: Conjunção planetária sobre a ilha de Kos, na Grécia. Créditos: Chris Kotsiopoulos/GreekSky.gr, Apolo11.com.
 
Topo