• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Controlando FAN's com chaves na parte frontal

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Na intenção de melhorar 3 pontos negativos em meu pc, resolvi montar um sistema muito simples, fácil e barato de se fazer utilizando chaves on/off e uma fonte de 12v externa.

A princípio pensei em montar um sistema interno mesmo, sem a utilização de fonte externa, aproveitando a linha de 12v da minha fonte, uma Thermaltake Purepower de 600w. Porém resolvi fazer com fonte externa independente para evitar problemas como ruído e com isso, também aliviar 2 fans para a fonte do sistema.

Os 3 pontos negativos que pretendia zerar ao montar esse sistema foram:

1 - Diminuir o barulho gerado pelos fans.
Ao passo que os fans que tenho não possuem sensor de rotação não pude ligá-los na mobo para que pudesse controlar a velocidade deles por algum programa.

2 - Diminuir a quantidade de poeira no interior do gabinete.
Como sabemos quanto mais fan dentro do gabinete mais poeira acumulada nas placas.

3 - Economia de energia.
Como agora vem chegando o inverno, notei que as minhas temperaturas já estavam bem baixas, vi que não eram mais necessários os fans ligados constantemente para promover a refrigeração do pc.

MATERIAIS UTILIZADOS:
* 2 chaves on/off;
* 1 fonte 12v;
* solda e ferro de solda (que podem ser trocados por fita isolante se feito um bom isolamento);
* fio condutor;
* Soquete (macho e fêmea) para alimentação.

Meu pc possui um total de 4 fans. 2 laterais de 80mm e um frontal de 120mm injetando ar frio e 1 traseiro de 120mm removendo o ar quente. Também tem o fan da fonte de 120mm ajudando na exaustão.
Resolvi incluir nesse sistema somente os fans laterais, um superior junto com o duto de ar que refrigera o cpu e outro inferior que refrigera o chipset sul e a vga. O frontal e traseiro mantive ligados na fonte do sistema para manter constante o fluxo mínimo de ar no gabinete.

Como montei:
Comprei 2 chaves on/off no valor de R$ 0,80 cada e uma fonte de 12v de 800ma.



Removi uma das partes destacáveis da frente do gabinete, logo abaixo do drive de DVD e fiz 2 furos do diâmetro da chave;




Liguei as chaves em série com o positivo e o negativo das chaves em série com a fonte. Se fizesse ligação paralela as chaves iriam funcionar como uma só, ligando ou desligando os 2 fans juntos.

Para ligar a fonte às chaves extendi fios de mesmo calibre dos fios das fans da parte frontal do gabinete para a parte traseira inferior. Utilizei os próprios soquetes que vieram nas fans para fazer a ligação fonte/chave.




Temperaturas em idle com os 2 fans laterais desligados(em graus Celcius):

Mobo: 31°
CPU: 30°
Vga: 43°
HD1: 28°
HD2 32°

Temperaturas em idle com os 2 fans laterais ligados (em graus Celcius):

Mobo: 23°
CPU: 25°
Vga: 43°
HD1: 29°
HD2: 32°


Ainda teria que verificar quantos decibéis "economizei" com eles desligados, eheheh

DISCUSSÃO:
Poderia ter utilizado somente uma chave para ligar e desligar os dois fans, porém resolvi fazer elas independentes para poder "brincar" com essas temperaturas.
Por exemplo, quando estou passando o anti virus, comprimindo um arquivo, etc posso ligar somente a fan superior, ao passo que se pretendo jogar algum game pesado ligo junto a fan inferior.

GASTO:

2 chaves on/off encontradas em qualquer eletrônica = R$ 1,60
1 Fonte 12v 800ma também encontrada em qualquer eletrônica = R$ 15,00
Total: R$ 16,60

OBS: Não tive gasto com os soquetes porque retirei dos próprios fans que já tinha.

Esse sistema encontrei na net para venda, se chama "fanbus", por R$ 150,00. Muito bonito, com display lcd e tudo mais. No entando, preferi o meu, com um visual mais "sóbrio" e com o meu bolso mais cheio


Bem amigos isto é topico como vem brasileiro , mas sempre da para tirar umas ideias.

Abraço
 
Topo