Controlar a saúde do bebe

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Uma das coisas mais importantes que pode fazer para manter o seu bebé saudável é levá-lo com regularidade ao pediatra ou ao centro de saúde. A regularidade das consultas irá variar de criança para criança e de país para país. Consulte o seu profissional de saúde para se informar do calendário vigente no seu país. O objectivo destas consultas de rotina é monitorizar a saúde e o desenvolvimento geral do bebé. Nestas consultas, o profissional de saúde irá verificar o seguinte:


Consulta de rotina


Crescimento: Irá proceder à medição do peso corporal, comprimento e perímetro cefálico do bebé.
Cabeça: As fontanelas (as partes macias da cabeça do bebé), uma na parte da frente e outra na parte de trás, devem estar fechadas quando o bebé tiver aproximadamente 3 meses de idade.
Olhos: O profissional de saúde irá utilizar um foco de luz intenso para verificar os movimentos oculares do bebé.
Ouvidos: Os canais auditivos e os tímpanos do bebés serão examinados com um instrumento adequado para o efeito. Provavelmente irão perguntar-lhe se o bebé responde bem ao som para determinar se existe algum problema auditivo ou se serão necessários testes adicionais.
Boca: A boca do bebé será examinada para se detectarem quaisquer sinais de infecção. Um bebé maiorzinho será igualmente examinado para se detectarem quaisquer problemas de dentição.
Coração e pulmões: Será utilizado um estetoscópio para se ouvir o coração e pulmões do bebé a fim de se detectarem quaisquer anomalias.
Abdómen: O profissional de saúde irá premir gentilmente o abdómen do bebé (a área que envolve o estômago) para verificar se nenhum dos órgãos está dilatado ou mole.
Pernas e ancas: As pernas do bebé serão examinadas para detecção de quaisquer deslocações. Depois do bebé começar a andar, será examinado para se verificar se as pernas e os pés estão convenientemente alinhados e se se deslocam com normalidade.
Área genital: Na primeira consulta, o pénis circuncidado do bebé será examinado para se verificar se está a cicatrizar correctamente. Os bebés de ambos os sexos serão examinados relativamente às suas áreas genitais para detecção de quaisquer altos anormais, infecções ou áreas moles.


A cada consulta, o profissional de saúde irá pedir-lhe que descreva o comportamento do seu bebé. Por exemplo, o médico ou a enfermeira quererão saber quando é que o seu bebé começou a sorrir, se dorme toda a noite, se já se senta sozinho, se gatinha ou se já anda. Estes eventos são sinais de que o seu bebé está a desenvolver-se com normalidade.



Vacinação


Uma das várias boas razões para levar o seu bebé a consultas regulares é garantir que este recebe as imunizações necessárias para se manter saudável.
Certifique-se de que as suas vacinas e as de toda a família estão em dia. Se tiver quaisquer dúvidas acerca de vacinas ou doenças, deve colocá-las ao seu pediatra ou profissional de saúde.



Consulta de emergencia


Entre imediatamente em contacto com o seu profissional de saúde se o seu bebé tiver qualquer um dos seguintes sinais ou sintomas:


Respiração anormal: Existem suspeitas de problemas respiratórios ou observa que o bebé muda de cor, especialmente quando está a comer ou a chorar.
Alteração no nível de actividade: O bebé dorme mais do que o normal ou regista uma alteração no nível típico de actividade ou comportamento.
Convulsões: O bebé tem convulsões de qualquer tipo durante qualquer período de tempo.
Episódios de vómito não habituais: O bebé continua a vomitar durante mais de 12 horas, ou tem um vómito em “esguicho” (com força suficiente para projectá-lo a alguma distância da boca).
Alterações nas fezes: O bebé evacua fezes moles e aguadas mais de 6 a 8 vezes por dia (diarreia).
Micção reduzida (faz pouco xixi): Detecta que o bebé molha pouco as fraldas (um possível sinal de desidratação devida à diarreia).
Tremores: Todo o corpo do bebé é sacudido por tremores, que podem indicar hipoglicémia (baixo nível de açúcar no sangue), carência de cálcio ou epilepsia.
Icterícia prolongada: O bebé desenvolve uma coloração ligeiramente amarelada da pele que é bastante comum e que não dura mais do que alguns dias.
Febre: A temperatura rectal do bebé é superior a 38ºC em duas medições consecutivas.


Lembre-se, por favor, que estes são alguns dos sinais de perigo mais comuns que devem ser imediatamente comunicados ao seu profissional de saúde, e que nenhuma lista será totalmente completa. Para mais informações, consulte o seu profissional de saúde.
 
Topo