Informação Covid-19 ataca cérebro de forma semelhante à esquizofrenia, diz estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,387
Gostos Recebidos
863
naom_65d4d287e4aa8.jpg


O impacto da Covid-19 no cérebro é semelhante ao da esquizofrenia, revela um estudo elaborado por investigadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, no Brasil, que foi publicado na revista European Archives of Psychiatry. A investigação comprovou que ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral. Além disso, aumentam o risco de diabetes.






Anteriormente, já havia sido confirmado que pessoas com esquizofrenia apresentavam um risco superior de desenvolverem formas graves de Covid-19. Foi para perceber essa relação que os autores deste estudo iniciaram esta investigação, que veio provar várias semelhanças entre as patologias.





Os cientistas compararam cérebros de pessoas que morreram de Covid-19 com os de indivíduos que padecem de esquizofrenia. "Esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, já que uma das condições é uma infeção viral aguda e a outra é uma doença que acontece desde o neurodesenvolvimento, com base genética, mas observámos o contrário", disse Daniel Martins-de-Souza, da Unicamp, principal autor do estudo, em entrevista à Agência Bori.


Refere também que ambas criam estados inflamatórios que aceleram o envelhecimento cerebral e modificam os processos de comunicação do cérebro com o organismo, acrescentando que, a longo prazo, esta combinação pode contribuir para deficiências cognitivas e sintomas psiquiátricos.


O mesmo estudo concluiu que a Covid-19 e a esquizofrenia podem aumentar, de forma semelhante, o risco de diabetes, por alterarem a forma como o corpo processa os carboidratos, sobretudo a glicose, atrapalhando a forma como o organismo controla o açúcar em circulação no sangue.

IN:NM
 
Topo