- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,295
- Gostos Recebidos
- 1,219
Os casos de gripe estão a atingir um pico e é também importante ter em conta as infeções por Covid-19. Existem sintomas que o devem deixar mais alerta para perceber com o que está infetado e agir rapidamente. Alguns médicos deixam avisos.
“Mesmo que seja extremamente saudável, descartar a Covid como apenas uma constipação forte ou algo sem importância significa ignorar a grande possibilidade de desenvolver a Covid longa , que pode ter efeitos devastadores por meses ou anos, mesmo que tenha tido apenas um caso leve do vírus”, começa por dizer o médico Robert Biernbaum.
O facto de estarmos a lidar com a Covid há alguns anos permite aos profissionais de saúde conseguirem identificar alguns dos sintomas mais comuns. Nesta altura do inverno, em que gripes e constipações também são mais comuns, é importante estar atento a alguns sintomas especiais.
Covid: Os sintomas mais comuns em janeiro
A revista Parade falou com alguns médicos para perceber quais são os sintomas de Covid mais comuns que estão a ser identificados neste momento.
“Dor de garganta, congestão nasal, tosse, fadiga, dor de cabeça, dores no corpo e, às vezes, febre são comuns. Algumas pessoas também apresentam sintomas no estômago, como náuseas ou diarreia. Significa que não é possível determinar com certeza qual o vírus que tem apenas pelos seus sintomas”, revela o médico Demetre Daskalakis.
"Tosse, febre e dor de garganta são normalmente os sintomas mais comuns que vemos, mas os sintomas da Covid-19 também podem incluir congestão nasal, fadiga, perda do paladar ou olfato, dores musculares, dor de cabeça e sintomas gastrointestinais como diarreia ou vómitos”, continua Robert Biernbaum.
Será Covid ou gripe? Como conseguir distinguir através da tosse
O NHS, aqui citado pelo The Mirror, refere que a tosse está presente nas duas condições. Contudo, no caso da gripe, acaba por ser um sintoma de surge rapidamente e caracteriza-se por ser uma tosse seca.
Já no caso da Covid, explicam que é uma tosse diferente da que possa ter tido e também que é algo contínuo. Dizem ainda que deve estar atento se “tossir muito ao longo de uma hora ou se tiver três ou mais episódios de tosse em apenas 24 horas”.
Já a médica Rupa Parmar diz que se for constipação a tosse é leve e no caso da gripe é algo seco. Por outro lado, o NHS reafirma os sintomas que são semelhantes nos dois casos.
Explicam que a temperatura corporal elevada, dor de garganta, cansaço, dor de cabeça, diarreia e perda de apetite podem, ao mesmo tempo, ser sinal de Covid ou gripe.
IN:NM
