Crescer e aprender com o bebé de 18 a 24 meses

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
475178.gif



Todos os dias o bebé faz novas descobertas e os brinquedos de "faz-de-conta" ajudam a criança a entender novas experiências e a ver o mundo da sua perspectiva.

Os bebés que estão a aprender a andar abraçam todas as oportunidades de aprender e fazer coisas, e são, frequentemente, persistentes: “Eu faço sozinho!”

Veja o que dizem os nossos especialistas sobre como estimular a fala e sobre o que fazer quando o seu filho estiver próximo dos 2 anos.

Movimenta-se bastante. Anda para frente, para os lados e para trás. Consegue correr.

Consegue empurrar um brinquedo ou puxá-lo por um fio.

Consegue usar os pezinhos para andar num triciclo ou brinquedo semelhante.

Combina o movimento do pulso com o acto de soltar objectos.

Consegue colocar qualquer forma no seu encaixe e atirar uma bola.

Consegue colocar um bloco em cima de outro.


O seu vocabulário já pode incluir entre 50 a 200 palavras. Numas semanas pode começar a dizer muitas palavras novas, e noutras, nenhuma.

Tenta e pratica constantemente.

Consegue seguir ordens simples.



Brinquedos adequados para esta idade:


Brinquedos que ajudam a refinar a coordenação manual e visual
Brinquedos para montar e andar ou baloiçar

Brinquedos ideiais para desenvolver a coordenação e o equilíbrio são aqueles nos quais a criança pode montar. Subir e descer de um veículo, andar para frente e para trás, são acções que fortalecem os músculos das pernas e a capacidade motora. E, é claro, ir de um lugar para o outro é uma excelente maneira de estimular a independência.


O que pode fazer para ajudar ainda mais a criança:


Provavelmente, no início vai ter de ajudar a criança a subir e descer do cavalinho; mas em breve ela vai conseguir fazê-lo com confiança.
Reforce a confiança da criança com muitos sorrisos e palavras de incentive à medida em que ela ganha controlo e balança sozinha.
Recompense o esforço da criança — fique alguns metros à frente e chame-a “vem por aqui, tu consegues!” Depois, mova-se mais para trás, e incentive a criança a alcançar outro ponto, e por aí fora.
Reforce a compreensão de direcção usando palavras simples para descrever acções: para a frente e para trás, parar e andar...
Carros, camiões, comboios e outros veículos
Acessórios de brincar para limpar a casa
Bonecas e acessórios de bonecas (carrinhos de passeio, berços, cadeiras da papa)
Livros com texturas diferentes e imagens coloridas
Carrinhos de puxar
Lápis de cera grandes
Plasticina ou massa para modelar
Mesa e cadeira para crianças





In:sapofamilia
 
Topo