• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Deputados russos querem Gorbachev processado pelo desmantelamento da URSS

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Cinco deputados russos de diferentes formações políticas pediram à Procuradoria-Geral da Rússia para investigar o ex-presidente Mikhail Gorbachev no sentido de o processar pelo seu papel no desmantelamento da União Soviética, informou, esta quinta-feira, o jornal "Izvestia".


ng3169044.JPG

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, deslocou-se à Rússia para entregar a Medalha de Honra do Município a Mikhail Gorbachev, em 2011


Os deputados, dois do partido no poder Rússia Unida (RU), dois do Partido Comunista (PC) e um do ultranacionalista Partido Liberal Democrático (PLD), consideram que Gorbachev e outros dirigentes da época cometeram crimes que levaram ao colapso da União Soviética no final de 1991.
Gorbachev, em particular, é acusado de ter criado o Conselho de Estado da URSS, órgão que não estava previsto na Constituição do país e que decidiu o reconhecimento da independência das repúblicas soviéticas bálticas, Estónia, Letónia e Lituânia.
Mikhail Degtiariev, do PLD, disse ao Izvestia que a investigação permitirá avaliar juridicamente os acontecimentos que ocorreram há mais de 20 anos.


ng3169093.jpg
Cidadãos pró-russos montaram barricada na cidade ucraniana de Lugansk


"Até agora não foi feita uma apreciação jurídica da destruição do Estado, quando todos os factos mostram que foi uma ação planeada. Os culpados devem ser castigados, entre eles Gorbachev", adiantou.
Degtiariev considerou que as consequências do desmantelamento da URSS ainda se sentem atualmente, dando como exemplo a crise na Ucrânia. "Em Kiev morre gente e haverão mais mortes por culpa daqueles que há muitos anos decidiram no Kremlin acabar com o país (a URSS)", assinalou.



jn
 
Topo