Desabafo: o orgulho da ignorância

Status
Não está aberto para novas respostas.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Bom dia.

Não há nada nas regras que diga que não é permitido ensinar alguém a melhorar o seu Português escrito, apontando o que não está bem no seu texto e indicando a maneira correcta de o escrever. No entanto, a julgar pelas reacções, parece que estou a cometer um crime quando o faço e a ofender as pessoas que tento ajudar. Algo está errado nisto tudo e não sou eu de certeza.

Sugestão: o meu post que foi apagado também dava as boas-vindas ao membro. Da próxima vez (espero sinceramente que não haja uma próxima vez) que resolverem exercer algum tipo de censura sobre os meus posts, em vez de os apagar, deixem ficar só aquilo que, no vosso entender, seja inócuo.

Cumps
DX2
 

Luis122

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2007
Mensagens
2,273
Gostos Recebidos
0
Boas

Tens toda a razão DX2, é triste e lamentável a forma como se escreve. Mas assim sendo tens que deixar que a ignorância continue ignorante, pelo menos por aqui.
Eu, pela parte que me toca, pura e simplesmente NEM respondo a perguntas mal escritas.
Cumprimentos
 

Macro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2009
Mensagens
342
Gostos Recebidos
0
Compreendo o ponto de vista, no entanto, não podemos, nem devemos de nos esquecer que existe muitos membros que estão imigrados, e ainda, filhos dos nossos imigrantes, que nunca vieram a Portugal, o único contacto com a língua Portuguesa, foi através dos pais ou amigos.
Esta posição do DX2, não é nova, no forum onde moderei alguns anos, de quando em vez levantou-se esta questão, por mais que queiram, não existe maneira de contornar a mesma.
Podemos ajudar e corrigir os erros de caligrafia, mas nunca em termos de obrigação ou prepotência, aí as coisas saem fora de controle e muito mais difíceis de resolver, acreditem.

cumps:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Podemos ajudar e corrigir os erros de caligrafia (...)
E é sempre com esse espírito que o faço. Nem podia ser de outra maneira.

Amigo Luis122 e todos os que defendem a mesma causa, se quiserem usar a minha assinatura, estejam à vontade.

Cumps
DX2
 
Última edição:

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Hoje em dia, só escreve mal no computador/Internet quem quer ou nem se quer dar ao trabalho de escrever direito para os outros entenderem o que escrevem...

É Só instalar o firefox em português que traz corrector ortográfico...

se tiver o firefox noutra língua, é só adicionar o dicionário português nas opções...

Mais não digo... :Espi35:
 

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Mensagens
2,041
Gostos Recebidos
0
Realmente estou de acordo com todos mas erros todos podem cometer por vezes no teclal la vai a tecla ao lado , enfim eu estou fora de Portugal , nunca estudei portugues mas tento aplicarme e quando alguem me corrige agradeço mas lá esta tudo depende de como é feito , mas a questão aqui acho que não é essa e vou tentar responder sem querer ofender ninguem e sei muito bem o motivo deste post pois devo ter sido dos primeiro a ver a reposta do amigo DX2 a uma apresentação de um novo membro que achei muito directa e pesada para uma resposta de apresentação entendes DX2 onde apontaste fortemente os erros do novo membro , devias ter dado mais atenção as boas vindas e claro alertar os erros se assim entenderes mas mais na desportiva ....


Este foi o sentimento que tive ( dai a moderação eliminar a tua resposta penso eu ) Não estou afirmando nada pois descunheço os motivos de tal mensagem ter sido eliminada , eu tive a um cabelo de o fazer espero que entendas que nem todos aqui no forum devem ter o mesmo ponto de vista que tu tens ,temos de aceitar a diferenças e os diferentes pontos de vista de cada um ....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Resposta directa e pesada? Eu apenas me limitei a mostrar ao membro em causa como se escrevia correctamente aquilo que ele escreveu mal. Não o critiquei nem lhe chamei burro. Ele até podia, quem sabe, ser humilde, aceitar e agradecer a correcção, mas agora nunca iremos saber isso, pois não?

Cumps
DX2
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Concordo com o DX2 essas desculpas de quem não sabe escrever bem português com todos os meios que a internet disponibiliza hoje em dia, para mim não servem.

Abraço e bjos
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Hoje em dia, só escreve mal no computador/Internet quem quer ou nem se quer dar ao trabalho de escrever direito para os outros entenderem o que escrevem...

É Só instalar o firefox em português que traz corrector ortográfico...

se tiver o firefox noutra língua, é só adicionar o dicionário português nas opções...

Mais não digo... :Espi35:


Concordo com o DX2 essas desculpas de quem não sabe escrever bem português com todos os meios que a internet disponibiliza hoje em dia, para mim não servem.

Abraço e bjos

Obrigado aos dois.

:spi70[1]:
DX2
 

meumeu

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2008
Mensagens
2,041
Gostos Recebidos
0
Concordo com o DX2 essas desculpas de quem não sabe escrever bem português com todos os meios que a internet disponibiliza hoje em dia, para mim não servem.

Abraço e bjos

Amigo esse é o teu ponto de vista , se leres bem atentamente até sertos administradores do forum dão os seus erros , simplesmente devemos aceitar , realmente vir aqui e escrever como escrevem no msn não se faz até ai concordo mas erros por terem pouca escolaridade ou por não saberem escrever bem isso como ja disse podemos corrigir as pessoas mas á que sabelo fazer, ok corrigir via programas ou pela net , uma coisa te digo se cada vez que escrevo em pt aqui no forum tivesse que ir corrigir acretita que perdia rapido a vontade de participar , mas o facto do amigo DX2 abrir este post não se trata unicamente que se pode ou não corrigir a malta aqui mas sim porque o post dele foi eliminado .....

DX2 com a minha anterior reposta o que quis dizer não era para não corrigires o pessoal nada disso mas sim que a maneira que o fizeste e sendo o 1er post do membro não ficou bem , eu li a tua resposta e foi a primeira impresão que deu entendes , se fosse uma resposta normal e sem maldade nenhuma qual o porque da moderação ou os adms terem apagado ???

Com isto não estou aqui a dar razão a ninguem nem a tirala , simplesmente quis responder e mostrar o porqué do amigo DX2 ter aberto este post e como ja foi dito pelo mesmo devemos ser humildes e recunhecer sertos gestos que as vesses nos perece normais aos nossos olhos mas aos olhos de outros podem ofender ...


Nada como o próprio que apagou vir aqui explicar tal gesto .
 
Última edição:

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Amigo esse é o teu ponto de vista , se leres bem atentamente até sertos administradores do forum dão os seus erros , simplesmente devemos aceitar , realmente vir aqui e escrever como escrevem no msn não se faz até ai concordo mas erros por terem pouca escolaridade ou por não saberem escrever bem isso como ja disse podemos corrigir as pessoas mas á que sabelo fazer, ok corrigir via programas ou pela net , uma coisa te digo se cada vez que escrevo em pt aqui no forum tivesse que ir corrigir acretita que perdia rapido a vontade de participar , mas o facto do amigo DX2 abrir este post não se trata unicamente que se pode ou não corrigir a malta aqui mas sim porque o post dele foi eliminado .....

DX2 com a minha anterior reposta o que quis dizer não era para não corrigires o pessoal nada disso mas sim que a maneira que o fizeste e sendo o 1er post do membro não ficou bem , eu li a tua resposta e foi a primeira impresão que deu entendes , se fosse uma resposta normal e sem maldade nenhuma qual o porque da moderação ou os adms terem apagado ???

Com isto não estou aqui a dar razão a ninguem nem a tirala , simplesmente quis responder e mostrar o porqué do amigo DX2 ter aberto este post e como ja foi dito pelo mesmo devemos ser humildes e recunhecer sertos gestos que as vesses nos perece normais aos nossos olhos mas aos olhos de outros podem ofender ...


Nada como o próprio que apagou vir aqui explicar tal gesto .

meumeu apesar de não ser desculpa os emigrantes ainda compreendo mas há mtos que dão erros que são imperdoáveis, não me refiro a ninguém em concreto, mas deveriam rever a maneira como escrevem só isso..

ABraço
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
desculpem lá mas não concordo com o que se escreve neste tópico pois nem todos nasceram num berço de ouro para estudar.

por isso não faz sentido nenhum a maneira como criticam quem dá erros.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Amigos vamos ver uma coisa e pensar nisto, nem todos têm/tiveram as mesmas possibilidades de frequentar o ensino nas suas alturas, é natural que tenhamos ente nós membros com todos os níveis de escolaridade.

Não falando nos membros que não vivem em Portugal e tem de lutar todos os dias para escreverem o melhor possível lidando com as restrições dos teclados dos países onde vivem. Existem meios de tentar dar a volta mas nem todos sabem usar essas ferramentas.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Bem agora chegou minha hora, sei que e de mim que se fala.

Nao gostei nada de ter visto o que vi, como tambem nao vou gostar no futuro.

Nas apresentacoes ver isto.



Por amor de deus, noutros topicos por mim ok, nao havendo queixas, deixo andar o barco.

Mas nas apresentacoes, amigos, nunca.

Todos os membros sao bem vindos a esta casa, nunca serem baliados desta forma.

De minha parte ponto final.
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Já não é a primeira vez que se vê aqui membros a criticar outros membros por darem erros ortográficos e até já vi membros que na sua critica aos outros por vezes cometem também erros no próprio post onde criticam e eu ainda não consegui entender qual é o grande problema. Será que isso fere assim tanto a vista? Será que alguns não o fazem só porque não se lembrou de escrever mais nada ou porque quer escrever alguma coisa só para aumentar o seu numero de posts porque acha que isso é uma grande coisa?
Eu desafio qualquer um dos que criticam esses erros a dizerem com toda a certeza que conseguem escrever qualquer texto sem darem nenhum erro sem recorrerem a um dicionário porque devem existir muito poucas pessoas, se é que existem, que o consigam fazer.
Enfim, tenho a certeza que deve haver muitas outra maneiras de se aumentar o numero de posts e de contribuir com alguma coisa útil para o forum sem ser a criticar os erros ortográficos dos outros. :espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já não é a primeira vez que se vê aqui membros a criticar outros membros por darem erros ortográficos (...)
Eu não critico. Eu ajudo. Agora se as pessoas não querem ser ajudadas, isso já é outra história. Se alguém me apontar algum erro de escrita eu só tenho é que agradecer e corrigir-me. É assim que se aprende.

Será que alguns não o fazem só porque não se lembraram de escrever mais nada ou porque querem escrever alguma coisa só para aumentar o seu número de posts porque acham que isso é uma grande coisa?
----------------------------------------------------------------------------------
Nota: Se reparares bem, esta citação não está bem igual ao texto original...
Se quiseres podes ir verificar se há alguma "palha" nos meus 166 posts. De certeza que não a encontrarás.

Eu desafio qualquer um dos que criticam esses erros a dizerem com toda a certeza que conseguem escrever qualquer texto sem darem nenhum erro sem recorrerem a um dicionário porque devem existir muito poucas pessoas, se é que existem, que o consigam fazer.
Desafio aceite!

Enfim, tenho a certeza que deve haver muitas outra maneiras de se aumentar o numero de posts e de contribuir com alguma coisa útil para o forum sem ser a criticar os erros ortográficos dos outros. :espi28:
Como afirmei antes, é só ir ver o conteúdo dos meus posts. Se o meu objectivo fosse aumentar o número de posts à custa de "palha", neste momento já teria 1660. Mas, como é fácil verificar, eu não estou cá para isso.

Um :spi70[1]:
DX2
 
Última edição:

galito

GF Platina
Entrou
Jan 10, 2007
Mensagens
1,123
Gostos Recebidos
24
boas amigos
como é possivel este membro registado à dois meses, já ser membro veterano?
quanto á questão em si, só vou dar um exemplo muito real.
tenho um filho que anda no 6º ano, e dá erros que se farta.
nós não somos todos iguais, há que aceitar e respeitar todos os membros como são.
quando um membro se apresenta, simplesmente nos limitamos a dar-lhes as boas vindas, e mais nada.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como é possível este membro registado dois meses, já ser membro veterano?
A resposta a essa questão está no meu contributo para o fórum. Quem manda achou que eu merecia ser promovido, até para um cargo de responsabilidade, mas eu declinei o convite. Para mim o posto não é importante. Mesmo que um dia venha a ser despromovido vou continuar a ajudar em tudo o que puder e souber.
Que tal perguntar como é possível que haja membros registados desde 2006 com menos de 30 posts? Era capaz de ser uma questão mais interessante.

nós não somos todos iguais, há que aceitar e respeitar todos os membros como são.
Não somos todos iguais mas todos temos capacidade para aprender. Custa-me acreditar que haja alguém que não queira melhorar, e hoje em dia, infelizmente, a comunicação escrita é das coisas mais importantes que nós temos. Infelizmente porque a comunicação oral está a caminhar perigosamente para a extinção. As pessoas deixaram de falar umas com as outras. Chegámos ao ponto de as pessoas comunicarem via e-mail ou SMS quando estão na presença física umas das outras.
Por isso, se não podemos salvar a comunicação oral, ao menos tentemos fazer com que a escrita não descambe numa Torre de Babel.

DX2
 
Última edição:

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
meumeu apesar de não ser desculpa os emigrantes ainda compreendo mas há mtos que dão erros que são imperdoáveis, não me refiro a ninguém em concreto, mas deveriam rever a maneira como escrevem só isso..

ABraço

Meus senhores vamos lá parar com criticas quem não dá erros?
num post onde se fala e está a tentar que se vá a algum lado e depois lá metemos tambem o pé, há formas de tentar corrigir sem ser rude com o saber falar e dizer as coisas tudo se consegue
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Bastante interessante esta discussão.
Perdoem-me e deixem-me entrar relatando uma história verídica passada em Évora há mais de 50 anos:
Na CP havia um Factor que tinha de escrever relatórios e enviá-los ao seu Chefe sediado no Barreiro.
Ele era um excelente profissional, mas para o Chefe tinha um grande defeito, escrevia os relatórios com muitos erros ortográficos.
Numa visita de rotina a Évora, o Chefe chamou-lhe à atenção para o facto de uma forma pouco diplomática, originando do Factor a seguinte pergunta:
- Como é que são erros se o Chefe percebeu o que eu lhe comuniquei?
Respondeu o Chefe:
- Porque sei o que o Sr. queria escrever no seu relatório.
O Factor disse então que o seu trabalho era como Factor e não como escritor de publicações.
Moral da história:
O essencial é que haja comunicação sem lacunas nem omissões, mesmo que com erros ortográficos.
E agora, com o novo acordo ortográfico (que eu não conheço) qual de nós vai escrever sem erros de ortografia?
Deixemos que os membros do Forum sejam membros à sua dimensão e que o Forum continue a ser um microcosmo de cultura.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo