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Piódão
Designers procuram imagem de marca para aldeia de xisto
Uma equipa de designers está a estudar a criação de uma imagem de marca de Piódão que possibilite à aldeia de xisto do concelho de Arganil minimizar o isolamento social e valorizar os recursos locais
Desde terça-feira, e durante três dias, 12 licenciados em Artes e Design estão a efectuar o levantamento dos problemas que afectam a aldeia histórica, de forma a encontrar soluções que dinamizem a vida das pessoas.
O workshop «Design em Comunidade» é promovido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e assenta na aproximação entre o que há de moderno - o design - e o tradicional, representado por aquela aldeia situada na encosta da Serra do Açor.
«O objectivo é, através do design, melhorarmos a vida das pessoas que habitam esta aldeia», disse hoje à Lusa José Bártolo, coordenador da iniciativa, que proporciona o desenvolvimento de competências no trabalho de campo em design.
Facilitar o escoamento de produtos locais como as compotas, licores, queijos, enchidos ou artesanato, através da abertura de canais com lojas gourmet ou da melhoria da imagem dos artigos é um dos propósitos em análise.
A sustentabilidade da floresta ou o combate ao isolamento da população, através do desenvolvimento de projectos na área cultural, são outros propósitos.
O isolamento e a falta de emprego fazem de Piódão uma aldeia envelhecida, com algum turismo, mas centrado no Verão.
José Bártolo defende que o desenvolvimento da aldeia passa por «sublinhar o que Piódão tem para oferecer distinto de outros locais, nomeadamente a beleza natural e a qualidade dos produtos regionais».
«A valorização do que há de bom em Piódão pode ser através do desenvolvimento de uma imagem, de uma identidade gráfica», precisou, sublinhando o papel da comunidade local.
O trabalho que está a ser desenvolvido pelos designers envolve registos fotográficos e em vídeo e será tema de uma exposição que a ESAD promoverá em Setembro ou Outubro.
«A recepção da população tem sido muito boa, nota-se a curiosidade e tem havido muito abertura e vontade de falar, de participar no nosso trabalho», referiu José Bártolo.
O Design em Comunidade traduz o design como uma «acção projectual socialmente orientada, na qual se procura criar um diálogo eficaz entre as experiências locais e os processos globais», refere uma nota de divulgação do workshop, que tem o apoio da Junta de Freguesia de Piódão.
Lusa/SOL
Designers procuram imagem de marca para aldeia de xisto
Uma equipa de designers está a estudar a criação de uma imagem de marca de Piódão que possibilite à aldeia de xisto do concelho de Arganil minimizar o isolamento social e valorizar os recursos locais
Desde terça-feira, e durante três dias, 12 licenciados em Artes e Design estão a efectuar o levantamento dos problemas que afectam a aldeia histórica, de forma a encontrar soluções que dinamizem a vida das pessoas.
O workshop «Design em Comunidade» é promovido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e assenta na aproximação entre o que há de moderno - o design - e o tradicional, representado por aquela aldeia situada na encosta da Serra do Açor.
«O objectivo é, através do design, melhorarmos a vida das pessoas que habitam esta aldeia», disse hoje à Lusa José Bártolo, coordenador da iniciativa, que proporciona o desenvolvimento de competências no trabalho de campo em design.
Facilitar o escoamento de produtos locais como as compotas, licores, queijos, enchidos ou artesanato, através da abertura de canais com lojas gourmet ou da melhoria da imagem dos artigos é um dos propósitos em análise.
A sustentabilidade da floresta ou o combate ao isolamento da população, através do desenvolvimento de projectos na área cultural, são outros propósitos.
O isolamento e a falta de emprego fazem de Piódão uma aldeia envelhecida, com algum turismo, mas centrado no Verão.
José Bártolo defende que o desenvolvimento da aldeia passa por «sublinhar o que Piódão tem para oferecer distinto de outros locais, nomeadamente a beleza natural e a qualidade dos produtos regionais».
«A valorização do que há de bom em Piódão pode ser através do desenvolvimento de uma imagem, de uma identidade gráfica», precisou, sublinhando o papel da comunidade local.
O trabalho que está a ser desenvolvido pelos designers envolve registos fotográficos e em vídeo e será tema de uma exposição que a ESAD promoverá em Setembro ou Outubro.
«A recepção da população tem sido muito boa, nota-se a curiosidade e tem havido muito abertura e vontade de falar, de participar no nosso trabalho», referiu José Bártolo.
O Design em Comunidade traduz o design como uma «acção projectual socialmente orientada, na qual se procura criar um diálogo eficaz entre as experiências locais e os processos globais», refere uma nota de divulgação do workshop, que tem o apoio da Junta de Freguesia de Piódão.
Lusa/SOL