• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Desmantelada rede que branqueou milhões de euros

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,463
Gostos Recebidos
366
Operação internacional desmantela rede de branqueamento de fundos provenientes do cibercrime organizado internacional. Na investigação portuguesa foram apreendidos, até à data, em Portugal, cerca de €3.000.000,00, bem como, diversos equipamentos informáticos e de telecomunicações.

CEO Fraud: Desmantelada rede que branqueou milhões de euros





CEO Fraud: Técnica para levar as vítimas a transferir dinheiro


O modus operandi conhecido por CEO Fraud (ou BEC Fraud) consistia na intromissão dos sistemas informáticos das vítimas induzindo-as, sob engano, a transferirem avultadas quantias monetárias para contas bancárias abertas em Portugal, em nome de empresas fictícias, algumas constituídas com recurso a documentação falsa.


A investigação portuguesa permitiu apurar que o grupo, composto por vários indivíduos, constituiu em Portugal 4 empresas, abriu 17 constas bancárias em diferentes Instituições de Crédito, e foram utilizadas três identidades falsas. As vítimas eram empresas e pessoas singulares com domicílio em França.



Imagem Ciberataques


Esta organização era composta por cidadãos de nacionalidade estrangeira, e foi responsável pelo branqueamento de mais de 38 milhões de euros, dos quais, cerca de seis milhões passaram por Portugal.



A operação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em meados do ano de 2022 e a segunda no início do ano de 2023, tendo sido cumpridos vários mandados de busca e de detenção, dos quais dois Mandados de Busca domiciliária e dois Mandados de Detenção Europeu foram emitidos pela autoridade judiciária portuguesa.



By Kok@s



pp
 
Topo