Detector de stresse para triar pacientes

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Sistema inicialmente concebido para fins militares

Investigadores holandeses, através do Netherlands Defence Academy, desenvolveram um detector que permite avaliar o nível de stresse de voz aquando de um apelo. Este sistema permite categorizar as demandas em função dos níveis de urgência. “A ansiedade e as emoções negativas têm uma forte influência nas características da voz”, escreveram os cientistas no artigo publicado no «Journal of Intelligent Defence Support Systems».

Em caso de catástrofes naturais, ou outros acontecimentos que envolvam muita gente, os centros de recepção terão a capacidade de triar chamadas urgentes. Para os operadores, por exemplo, não é fácil conseguir seleccionar apelos, de forma a analisar que situações são mais urgentes, mesmo no caso de pessoal especializado.
A equipa desenvolveu um sistema que permite distinguir automaticamente uma chamada urgente de um problema menos apressado, avaliando o nível de ansiedade na voz do queixoso. Sendo a fala um meio de comunicação natural, e possível usar as características sonoras das palavras proferidas para detectar emoções de forma não-intrusiva. O stresse manifesta-se na voz rapidamente, com variações importantes na tonalidade e a um ritmo respiratório acelerado.

Este sistema utiliza um algoritmo informático que analisa em tempo real as vozes e define a urgência da chamada. Já foi testado em gravações de telefonemas reais e os autores estimam que os erros de análise sejam apenas na ordem dos 4,2 por cento. Contudo, acrescentam que ferramentas de análise estatística irão reduzir a taxa de possíveis erros que ocorram. A tecnologia foi inicialmente criada com fins militares, mas pode ser adaptada em serviços de urgência civis e em outros campos, como investigação criminal.

Fonte: Ciência Hoje
 
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