• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Deu certo! Jovem do 1º transplante de rosto comemora resultado

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10

Deu certo! Jovem do 1º transplante de rosto comemora resultado

transplante-rosto-close-696x487.jpg

Joe DiMeo antes do acidente e agora - Foto: Reprodução/ NYU Langone Health

Cientistas e paciente comemoraram o resultado do primeiro transplante de rosto e de mãos bem sucedido no mundo.
Ele foi feito há 6 meses por médicos do NYU Langone Health, nos EUA, liderados pelo cirurgião plástico Eduardo D. Rodriguez, que deu uma entrevista coletiva nesta quarta, 3, para mostrar a evolução do paciente Joe DiMeo.
O jovem norte-americano de 22 anos sobre um acidente grave em julho de 2018 e ficou com o rosto desfigurado. Ele bateu o carro, o veículo capotou e explodiu com o rapaz dentro. Joe teve queimaduras de terceiro grau em mais de 80% do corpo. Ele perdeu as pontas dos dedos, os lábios e as pálpebras. Joe passou por mais de 20 cirurgias reconstrutivas e inúmeros enxertos de pele.
Desde que deixou o hospital em novembro – três meses após a cirurgia -, DiMeo está em reabilitação intensiva, dedicando inúmeras horas diárias à terapia física, ocupacional e fonoaudiológica.Ele precisa reaprender os novos comandos do seu corpo, como piscar.
Além disso, o paciente deve receber medicamentos por toda a vida para evitar a rejeição dos transplantes.
“É preciso muita motivação, muita paciência. E você tem que se manter forte em tudo”, disse Joe DiMeo à Associated Press.


Os desafios
A equipe de cirurgiões dos Estados Unidos disse que um dos grandes desafios foi encontrar um doador compatível e, principalmente, evitar a rejeição pelo organismo, que continua em observação.
Os médicos chegaram a estimar 6% de chance de encontrar o doador ideal, que tivesse compatibilidade com o sistema imunológico de Joe.
Outro complicador era encontrar um doador do mesmo sexo e tom de pele, em plena pandemia da COVID-19. Com o coronavírus, as doações de órgãos despencaram.
Apenas no início de agosto a equipe identificou um doador compatível em Delaware.


A cirurgia
Do dia da cirurgia, em 12 de agosto, até finalizar o procedimento, os médicos e enfermeiros — de um grupo composto por mais de 140 profissionais da saúde — levaram 23h de trabalhos ininterruptos.
Nesse período, foi necessário amputar ambas as mãos de DiMeo, substituindo-as e conectando os nervos novamente, além de vasos sanguíneos e 21 tendões — às vezes, finos como cabelos.
Além disso, foi necessário transplantar um rosto inteiro, incluindo testa, sobrancelhas, nariz, pálpebras, lábios, orelhas e alguns ossos faciais, fazendo toda a conexão nervosa acontecer.
“A possibilidade de sermos bem-sucedidos com base no histórico parecia pequena”, afirmou o Dr. Eduardo Rodriguez, que liderou a equipe médica.
Para aumentar as chances de sucesso, os médicos fizeram um planejamento cirúrgico 3D, no pré-operatório, com detalhes da situação do paciente e, assim, conseguiram alinhar os ossos com as placas e os parafusos implantáveis, por exemplo, na visualização digital.


Transplante raro
De acordo com a United Network for Organ ******* (Unos) — entidade que supervisiona o sistema de transplantes nos EUA — são contabilizados menos de 20 transplantes de rosto e cerca de 35 transplantes de mão no globo.
Agora, transplantes simultâneos de face e das mãos são extremamente raros. Nenhum deles havia tido sucesso até então.
A operação pela qual o paciente norte-americano passou já foi tentada outras duas vezes com outras pessoas, uma delas morreu.
“O fato de que eles conseguiram é fenomenal”, comentou Bohdan Pomahac, cirurgião do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, que liderou a segunda tentativa de transplante de rosto.
“Eu sei em primeira mão que é incrivelmente complicado. E foi um tremendo sucesso”, concluiu.


transplante-rosto-todas.jpg

transplante-rosto-antes-1.jpg

transplante-rosto-pais.jpg

Joe e os pais Rose e John – Foto: Mark Lennihan

Fonte:sonoticiaboa/Com informações do NYU e Yahoo
 
Topo