Portal Chamar Táxi

Dia do Autor Português assinalado 4ªfeira na SPA

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Dia do Autor Português assinalado 4ªfeira na SPA

A entrega do Prémio Consagração de Carreira à escritora Isabel da Nóbrega e a inauguração de uma exposição são algumas das iniciativas que assinalam quarta-feira o Dia do Autor Português, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

As comemorações da efeméride e do 83.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que habitualmente decorrem a 22 de Maio, realizam-se este ano um dia antes, pelo facto de quinta-feira ser feriado, esclarece a SPA em comunicado.

Do programa, que se inicia às 18:30, fazem igualmente parte o anúncio do vencedor do Grande Prémio do Teatro Português SPA/Novo Grupo, a entrega de Medalhas de Honra da SPA a alguns dos seus cooperadores e da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa à SPA pelo presidente da Câmara, António Costa.

A abrir as comemorações, haverá a leitura da habitual mensagem do Dia do Autor, este ano escrita e lida pelo apresentador de televisão Júlio Isidro, para quem «ser autor é sobretudo aceitar desafios - neste caso, para questionar a condição de autor e o ofício de criar».

O texto, intitulado «O Autor ao Poder» e que Júlio Isidro afirma que «será provavelmente a mais modesta mensagem do dia do autor na história da SPA», e não «um texto literário», centra-se na necessidade de respeito pelo «princípio inalienável do direito do autor».

«Os autores sempre tiveram a sua grande luta, porventura mais difícil do que o acto criativo, na defesa e protecção daquilo que lhes pertence», sustenta.

Apontando os criadores como «o motor da sociedade», Júlio Isidro sublinha que estes «assistem muitas vezes entre a raiva e o desespero à usurpação desse seu direito fundamental» e que, apesar de esse não ser «o único roubo que se pratica com impunidade» em Portugal, «é decerto o que se exerce com maior desfaçatez e com razoável índice de impunidade».

É para combater esse tipo de crime que a SPA existe, frisa Júlio Isidro: «É com esta casa que temos que contar na defesa intransigente dos nossos direitos e é com os seus profissionais que devemos contar».

Uma exposição intitulada «Todos os Dias são Dias do Autor», retrospectiva sobre os Dias do Autor ao longo de 25 anos de existência do evento, será também inaugurada quarta-feira na sede da SPA, numa sessão que contará com a intervenção do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e do director-geral da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), Eric Baptiste.

A encerrar o programa, haverá um concerto do guitarrista Pedro Jóia.


Diário Digital / Lusa
 
Topo