Dia Mundial da Asma é hoje assinalado

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,458
Gostos Recebidos
166
Associação Portuguesa de Asmáticos efectua rastreios no Porto
O Dia Mundial da Asma é assinalado terça-feira sob o lema "Tu podes controlar a tua asma" e pretende aumentar a consciencialização sobre a importância da doença e melhorar os cuidados prestados aos asmáticos.

O aumento do número de casos está ligado à poluição atmosférica ou no interior das habitações, onde os compostos orgânicos voláteis e o fumo do tabaco têm especial importância.

A percentagem de doentes que têm a sua doença controlada é bastante reduzida e, nesse sentido, a Fundação Portuguesa do Pulmão considera fundamental que o asmático esteja perfeitamente instruído sobre a doença e sobre o tratamento.

A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) e as tintas CIN assinalam o Dia Mundial da Asma no Edifício Transparente, no Porto, entre as 10h00 e as 13h00. Aqui os visitantes encontrarão técnicos especializados capazes de avaliar os níveis de asma e alergias, acções de sensibilização, aulas de Body Combat e muitas outras animações. A maratonista olímpica Rosa Mota e o nadador olímpico João Araújo também marcarão presença neste dia dedicado à asma.

“A asma é uma das doenças crónicas mais frequentes, que afecta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, apontando as projecções mundiais para um incremento de mais 100 milhões para 2025.

Em Portugal, a prevalência é de cerca de 12% nas crianças e de 5-6% nos adultos, o que equivale a cerca de 1 milhão de asmáticos, ou seja, uma média de um asmático em cada 10 portugueses”, alerta a Dr.ª Marianela Vaz, médica alergologista e Presidente da APA.

As acções que, uma vez mais, a APA desenvolve em conjunto com a CIN têm por objectivo promover o conhecimento da doença, desmistificando-a, aumentar a comunicação entre doentes e profissionais de Saúde, e responsabilizar os asmáticos pelo cumprimento dos tratamentos, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida do doente asmático; objectivos que, há mais de seis anos, unem a APA e a CIN.

“Uma casa limpa e preparada para receber o doente asmático é essencial para garantir a qualidade de vida do doente e para reduzir a incidência das crises”, refere Jorge França, Gestor de Produto da CIN. “A tinta ARTILIN 3A da CIN é um produto anti-ácaros, anti-insectos e resistente a fungos, o único em Portugal com comercialização autorizada pela Direcção Geral de Saúde e que é recomendado pela APA”, acrescenta o mesmo responsável.

Em conjunto, as duas instituições alertam ainda para os cuidados a ter dentro de casa, medidas simples que ajudam a reduzir a incidência de episódios alérgicos. Alterações tão elementares como evitar aparelhagens de música ou TV no quarto, evitar o uso de lençóis de flanela ou mudar a almofada de dois em dois anos, poderão ter bastante impacto na qualidade de vida destes doentes.

Sobre a Asma:
A asma é uma doença com grande importância em termos pessoais e socioeconómicos, dada a sua elevada prevalência, carácter crónico, interferência com a qualidade de vida dos doentes e os custos financeiros que acarreta. Sendo actualmente uma doença na maioria dos casos controlável, quando correctamente tratada, é da maior importância alertar os doentes e os seus familiares para a necessidade de um diagnóstico precoce e da instituição de medidas profiláticas e terapêuticas adequadas por médicos especialistas.

Isto só será possível com planos de educação permanentes dirigidos a médicos de cuidados primários, outros profissionais de saúde, doentes, familiares e público em geral. A informação e o suporte prestados pelos profissionais de saúde são fundamentais mas, para se conseguir uma boa aderência da parte do doente, é indispensável que a informação seja acompanhada por níveis iguais de comunicação, papel que compete em grande parte às associações de doentes.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, que se manifesta por obstrução generalizada dos brônquios, que se manifesta por sensação de falta de ar, aperto no peito, pieira (chiadeira) e tosse. A tosse pode ser um sintoma isolado da asma, sobretudo em crianças.

Como é uma doença crónica, a asma pode interferir significativamente nas actividades do dia-a-dia e acarretar custos financeiros elevados, quer directos (consultas, hospitalizações e medicamentos), quer indirectos (absentismo escolar e profissional, perda de rentabilidade e reformas precoces).

A asma é uma doença com uma carga genética (por isso existem vários membros da mesma família afectados), mas em que o ambiente tem uma grande importância no desenvolvimento da doença, nomeadamente a poluição interior (com especial relevo para o fumo de cigarro e a quantidade de substâncias a que o doente é alérgico como ácaros, pêlos de animais, fungos, etc.) e a poluição exterior (poluição atmosférica em geral e pólens, principal alergénio exterior).

Sobre a Associação Portuguesa de Asmáticos
Criada em 1994 por um grupo de doentes asmáticos, com o apoio de imunoalergologistas e pneumologistas do Norte do país, a APA assumiu a difícil missão de chamar a atenção dos doentes, dos profissionais de saúde e do público em geral para a importância da asma como um verdadeiro problema de Saúde Pública, tendo em conta a sua elevada prevalência e o seu impacto social e económico.

A APA tem por objectivos:
 Chamar a atenção de doentes, profissionais de saúde e público em geral para a asma como um problema global de Saúde Pública;

 Participar activamente no desenvolvimento de programas que visem promover um melhor conhecimento da doença e dos procedimentos correctos para a controlar, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos asmáticos e baixar os custos directos e indirectos da doença;

 Melhorar os níveis de comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes asmáticos, ajudando-os a compreender as mensagens que lhes são transmitidas, a mudar o seu estilo de vida quando tal é necessário, estimulando-os a aceitar a sua própria responsabilidade e criando um movimento de solidariedade entre os asmáticos, que tantas vezes consideram a sua doença como uma barreira que os impede de terem uma vida igual à das outras pessoas;

Intervir socialmente, de modo a permitir um acesso igual de todos os doentes à informação, tratamento e educação;

Contribuir para o controlo de substâncias gravosas no ambiente de casa, do trabalho e do meio exterior e alertar as autoridades públicas para esta problemática.

sp.
 
Topo