- Entrou
- Abr 10, 2008
- Mensagens
- 3,080
- Gostos Recebidos
- 1
Sendo a quarta causa de morte em todo o Mundo
As associações de diabetes portuguesas advertem que cerca de 70 mil crianças e adolescentes desenvolvem diabetes tipo 1, todos os anos, uma doença que tem aumentado 3% ao ano nesta faixa etária.
De acordo com a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), a diabetes afecta cerca de 194 milhões de pessoas em todo o Mundo e é a quarta causa de morte nos países desenvolvidos. Por sua vez, em Portugal, estima-se que existam 650 mil diabéticos.
Já o coordenador do Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes (PNPCD), José Manuel Boavida, indicou que surgem, anualmente, cerca de mil novos casos de crianças com esta doença, tendo sublinhado que a forma mais comum é a diabetes tipo 2.
De acordo com o responsável, «ainda não se sabe porque está a aumentar a diabetes tipo 1 nas crianças, mas sabe-se que a tipo 2 existe em consequência da obesidade e do estilo sedentário de vida».
Nesse sentido, José Manuel Boavida defende a necessidade de «impor soluções de controlo de alimentação aos mais jovens».
A diferença entre tipo 1 e 2 da diabetes reside no nível de carência de insulina: enquanto a de tipo 1 se apresenta em jovens e obriga à toma de injecções para equilibrar a substância no organismo, a tipo 2, sendo de carência «relativa», pode ser medicada e controlada através da mudança de hábitos.
Fábrica de Conteúdos