billshcot
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Comprar um automóvel usado :
Vale lembrar que colisões ocorrem , e a maioria delas , se bem consertadas não trazem nenhuma repercussão posterior .
Todavia , se a parte estrutural do veículo foi afectada , você terá um carro inseguro , com gastos de manutenção altos e vida útil reduzida .
Abaixo algumas dicas para detectar acidentes anteriores , mas lembre-se , alguns bate chapas são especializados em transformar sucata em carros novos , sem deixar vestígios . Fique atento !!!
O ideal seria a presença de um mecânico/ bate chapas de confiança . Não sendo possível aqui vão algumas dicas :
. Vistorie o carro a céu aberto , em dia ensolarado .
. Observe o veículo de frente, por trás e pelas laterais . Se estiver torto , pendendo para um dos lados , pode ter problemas estruturais graves .
. Abra e feche todas as portas , porta-malas e capô . Dificuldades ao abrir podem ser sinais de colisões anteriores .
. Examine o tecto do veículo . Se estiver ondulado o carro pode ter sofrido capotamento .
. Utilize um imã envolto em uma flanela para detectar pontos consertados com massa .
. Observe a pintura , deve ser uniforme , sem manchas ou partes opacas .
. Verifique os vincos da lataria , devem ser uniformes em ambos os lados.
. Procure no interior do veículo , motor e porta-malas , respingos de tinta em borrachas e frisos ou sinais de solda . Se sentir cheiro de tinta , o carro passou por oficina recente .
. Procure pontos de ferrugem . As vezes , estão ocultos sobre bolhas .
. Procure pelo número do chassis nos vidros , a falta em algum deles siginifica que o vidro foi trocado .Pode ser apenas o resultado de um furto , mas também a indicação de uma colisão anterior .
. Repare nos faróis . Se um lhe parece mais novo do que a outro pode ter sido substituído .
. Se o carro possui engate , procure pelos pontos de fixação . Em uma colisão os engates protegem a lataria , mais causam danos no local onde estão fixados .
Mecânica :
Antes de ligar o veículo procure por vestígios de óleo no escapamento .
Veja o nível do óleo e água do sistema de arrefecimento , mostram o zelo do actual proprietário .
Observe o estado de conservação dos pneus , são também uma boa dica para descobrir a verdadeira quilometragem do veículo . Não se esqueça do estepe .
Teste os amortecedores , balance o veículo e solte , se os amortecedores estiverem em boas condições vão balançar apenas uma vez mais .
Ligue o carro com os faróis acesos , é um bom teste para a bateria .
Acelere o carro em marcha lenta e solte o pedal , o motor não deve falhar .
Ao dirigir o veículo , atente a ruídos metálicos no motor , são indícios de que alguma coisa não vai bem .
Teste os travões , veja se não existem ruídos ou o veículo puxa para um dos lados durante as travagens . Podem significar desgaste dos componentes do sistema , como lona, pastilhas , disco , etc ...
Fique de olho no conjunto troca / embreagem . Dificuldades para engatar as marchas e embreagem dura , podem ir além de uma simples regulagem .
Ao desligar o veículo , verifique se há cheiro de óleo queimado no compartimento do motor .
Veja se o actual proprietário possui um controle das últimas trocas de óleo e filtros .
Interior do veículo :
Procure por fios soltos , estofamento manchado ou rasgado , acabamentos faltantes e ruídos . Mostram um dono displicente .
Teste todos equipamentos , veja se o painel funciona correctamente , ligue as luzes .
Conta Kilómetros :
Desconfie se o veículo tiver rodado menos do que 12000km por ano .
Acessórios :
Evite a qualquer custo ar condicionado , tecto solar , turbo e suspensão não originais. De um modo geral todos acessórios não originais se mal instalados ou de baixa qualidade poderão lhe trazer problemas . Entenda por não original os acessórios instalados fora das concessionárias , no mercado paralelo . Independente de qualquer coisa teste todos eles detalhadamente .
Revendas ou Particulares :
A negociação direta com particulares pode ser mais lucrativa , todavia oferece algumas desvantagens :
- o pagamento costuma ser a vista;
- seu usado não será aceito como parte do pagamento;
- o veículo não virá com garantia;
- você estará lidando com um estranho;
Documentos :
Examine os documentos originais , recuse cópias autenticadas .
Compare os números do documentos com os gravados no veículo . Se houver diferenças ou sinais de adulteração , desista .
Tire suas dúvidas junto ao órgão de trânsito competente ( DGV ) .
Não se esqueça de consultar as multas .
Verifique o Manual do Proprietário , veja se as revisões foram feitas regularmente .
Mercado :
Consulte no mínimo duas tabelas actualizadas , para conhecer o verdadeiro valor do veículo . Tabelas em jornais e/ou revistas de grande circulação costumam ser as mais confiáveis .
Cuidado com importados usados , verifique o número de autorizadas existentes e consulte o preço de algumas peças , como embreagem , pastilhas de freio , amortecedores , lanternas , etc ...
Fuja de cores da moda e/ou extravagantes .
Consulte sua seguradora sobre o valor do seguro do veículo pretendido . Alguns carros são muito visados para roubo e o seguro consequentemente é mais alto .
Veja se o veículo não está saindo de linha , a desvalorização tende a acentuar .
Vender bem seu automóvel :
Parte Externa :
Uma boa lavagem e polimento ajudam a revitalizar a pintura .
Pequenos amassados na chaparia desvalorizam o veículo . Arrume-os .
Parte Interna :
Lave o estofamento , não esqueça do tecto .
Fios soltos , acabamentos faltantes , mostram um dono displicente . Conserte-os .
Mecânica :
Alguns ruídos podem ser sanados a baixo custo . Não desvalorize seu carro por causa de uma borracha do escapamento que se soltou .
O mesmo vale para pequenos problemas mecânicos , como regulagem do motor e embreagem .
Pneus :
Troque apenas se estiverem carecas .
Conta Kilómetros :
Não adultere . A verdadeira quilometragem estará visível no estado geral do veículo .
Revendas ou Particulares :
As vendas para particulares costumam ser sempre bem mais lucrativas , todavia exigem tempo e oferecem riscos , afinal você estará tratando com um estranho . Um jornal e/ou Revista de grande circulação costuma ser uma boa ferramenta para conseguir interessados . Seja claro e objectivo nos anúncios .
Acessórios :
Revendas não valorizam acessórios "não originais" como som , rodas , travas , etc .... Se possível remova-os .
Particulares , ao contrário , podem comprar seu veículo exactamente pelo número de acessórios , mas também não vão pagar o que eles realmente valem ....
Na prática, na hora de vender seu automóvel , todos os problemas de seu automóvel , se transformarão em grandes defeitos na mão do interessado que tentará desvalorizar ao máximo seu veículo .
Na hora de fechar negócio :
O cheque visado é a maneira mais segura de receber pelo seu veículo . Assim que o cheque for descontado faça a transferência de propriedade , caso contrário você poderá ser responsabilizado civilmente e criminalmente por danos que o veículo venha a provocar posteriormente .
Vale lembrar que colisões ocorrem , e a maioria delas , se bem consertadas não trazem nenhuma repercussão posterior .
Todavia , se a parte estrutural do veículo foi afectada , você terá um carro inseguro , com gastos de manutenção altos e vida útil reduzida .
Abaixo algumas dicas para detectar acidentes anteriores , mas lembre-se , alguns bate chapas são especializados em transformar sucata em carros novos , sem deixar vestígios . Fique atento !!!
O ideal seria a presença de um mecânico/ bate chapas de confiança . Não sendo possível aqui vão algumas dicas :
. Vistorie o carro a céu aberto , em dia ensolarado .
. Observe o veículo de frente, por trás e pelas laterais . Se estiver torto , pendendo para um dos lados , pode ter problemas estruturais graves .
. Abra e feche todas as portas , porta-malas e capô . Dificuldades ao abrir podem ser sinais de colisões anteriores .
. Examine o tecto do veículo . Se estiver ondulado o carro pode ter sofrido capotamento .
. Utilize um imã envolto em uma flanela para detectar pontos consertados com massa .
. Observe a pintura , deve ser uniforme , sem manchas ou partes opacas .
. Verifique os vincos da lataria , devem ser uniformes em ambos os lados.
. Procure no interior do veículo , motor e porta-malas , respingos de tinta em borrachas e frisos ou sinais de solda . Se sentir cheiro de tinta , o carro passou por oficina recente .
. Procure pontos de ferrugem . As vezes , estão ocultos sobre bolhas .
. Procure pelo número do chassis nos vidros , a falta em algum deles siginifica que o vidro foi trocado .Pode ser apenas o resultado de um furto , mas também a indicação de uma colisão anterior .
. Repare nos faróis . Se um lhe parece mais novo do que a outro pode ter sido substituído .
. Se o carro possui engate , procure pelos pontos de fixação . Em uma colisão os engates protegem a lataria , mais causam danos no local onde estão fixados .
Mecânica :
Antes de ligar o veículo procure por vestígios de óleo no escapamento .
Veja o nível do óleo e água do sistema de arrefecimento , mostram o zelo do actual proprietário .
Observe o estado de conservação dos pneus , são também uma boa dica para descobrir a verdadeira quilometragem do veículo . Não se esqueça do estepe .
Teste os amortecedores , balance o veículo e solte , se os amortecedores estiverem em boas condições vão balançar apenas uma vez mais .
Ligue o carro com os faróis acesos , é um bom teste para a bateria .
Acelere o carro em marcha lenta e solte o pedal , o motor não deve falhar .
Ao dirigir o veículo , atente a ruídos metálicos no motor , são indícios de que alguma coisa não vai bem .
Teste os travões , veja se não existem ruídos ou o veículo puxa para um dos lados durante as travagens . Podem significar desgaste dos componentes do sistema , como lona, pastilhas , disco , etc ...
Fique de olho no conjunto troca / embreagem . Dificuldades para engatar as marchas e embreagem dura , podem ir além de uma simples regulagem .
Ao desligar o veículo , verifique se há cheiro de óleo queimado no compartimento do motor .
Veja se o actual proprietário possui um controle das últimas trocas de óleo e filtros .
Interior do veículo :
Procure por fios soltos , estofamento manchado ou rasgado , acabamentos faltantes e ruídos . Mostram um dono displicente .
Teste todos equipamentos , veja se o painel funciona correctamente , ligue as luzes .
Conta Kilómetros :
Desconfie se o veículo tiver rodado menos do que 12000km por ano .
Acessórios :
Evite a qualquer custo ar condicionado , tecto solar , turbo e suspensão não originais. De um modo geral todos acessórios não originais se mal instalados ou de baixa qualidade poderão lhe trazer problemas . Entenda por não original os acessórios instalados fora das concessionárias , no mercado paralelo . Independente de qualquer coisa teste todos eles detalhadamente .
Revendas ou Particulares :
A negociação direta com particulares pode ser mais lucrativa , todavia oferece algumas desvantagens :
- o pagamento costuma ser a vista;
- seu usado não será aceito como parte do pagamento;
- o veículo não virá com garantia;
- você estará lidando com um estranho;
Documentos :
Examine os documentos originais , recuse cópias autenticadas .
Compare os números do documentos com os gravados no veículo . Se houver diferenças ou sinais de adulteração , desista .
Tire suas dúvidas junto ao órgão de trânsito competente ( DGV ) .
Não se esqueça de consultar as multas .
Verifique o Manual do Proprietário , veja se as revisões foram feitas regularmente .
Mercado :
Consulte no mínimo duas tabelas actualizadas , para conhecer o verdadeiro valor do veículo . Tabelas em jornais e/ou revistas de grande circulação costumam ser as mais confiáveis .
Cuidado com importados usados , verifique o número de autorizadas existentes e consulte o preço de algumas peças , como embreagem , pastilhas de freio , amortecedores , lanternas , etc ...
Fuja de cores da moda e/ou extravagantes .
Consulte sua seguradora sobre o valor do seguro do veículo pretendido . Alguns carros são muito visados para roubo e o seguro consequentemente é mais alto .
Veja se o veículo não está saindo de linha , a desvalorização tende a acentuar .
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Vender bem seu automóvel :
Parte Externa :
Uma boa lavagem e polimento ajudam a revitalizar a pintura .
Pequenos amassados na chaparia desvalorizam o veículo . Arrume-os .
Parte Interna :
Lave o estofamento , não esqueça do tecto .
Fios soltos , acabamentos faltantes , mostram um dono displicente . Conserte-os .
Mecânica :
Alguns ruídos podem ser sanados a baixo custo . Não desvalorize seu carro por causa de uma borracha do escapamento que se soltou .
O mesmo vale para pequenos problemas mecânicos , como regulagem do motor e embreagem .
Pneus :
Troque apenas se estiverem carecas .
Conta Kilómetros :
Não adultere . A verdadeira quilometragem estará visível no estado geral do veículo .
Revendas ou Particulares :
As vendas para particulares costumam ser sempre bem mais lucrativas , todavia exigem tempo e oferecem riscos , afinal você estará tratando com um estranho . Um jornal e/ou Revista de grande circulação costuma ser uma boa ferramenta para conseguir interessados . Seja claro e objectivo nos anúncios .
Acessórios :
Revendas não valorizam acessórios "não originais" como som , rodas , travas , etc .... Se possível remova-os .
Particulares , ao contrário , podem comprar seu veículo exactamente pelo número de acessórios , mas também não vão pagar o que eles realmente valem ....
Na prática, na hora de vender seu automóvel , todos os problemas de seu automóvel , se transformarão em grandes defeitos na mão do interessado que tentará desvalorizar ao máximo seu veículo .
Na hora de fechar negócio :
O cheque visado é a maneira mais segura de receber pelo seu veículo . Assim que o cheque for descontado faça a transferência de propriedade , caso contrário você poderá ser responsabilizado civilmente e criminalmente por danos que o veículo venha a provocar posteriormente .