Diz-me para onde olhas

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Aos cinco meses os bebés desenvolvem uma importante capacidade: a atenção conjunta. Ou seja, conseguem seguir o olhar do adulto e focar a sua atenção no mesmo objecto.

300x210



Foi dado mais um passo na compreensão do desenvolvimento psico-social do bebé. Investigadores britânicos descobriram em que etapa se dá a aquisição de uma importante capacidade ao nível da integração social: designada de «atenção conjunta», trata-se da capacidade de focar a atenção juntamente com outro indivíduo em determinado objecto ou acontecimento. E é logo aos cinco meses de idade que os bebés passam a ser capazes de o fazer, iniciando assim uma nova fase no processo de socialização e aprendizagem.

Esta é uma competência vital envolvida em diversos processos sociais, como a colaboração e o ensino e aprendizagem da linguagem. Especialistas defendem mesmo que esta é uma das características que mais diferencia o ser humano dos primatas. Seguir o olhar dos outros e perceber do que estão a falar é uma competência complexa, mas que os bebés desenvolvem, segundo este novo estudo, desde os cinco meses de idade.

Um dos principais sintomas do autismo é precisamente a falta desta aquisição que condiciona todo o desenvolvimento e interação com os outros.

Os investigadores, da Universidade de Londres, descobriram que quando os bebés se envolvem num processo de «atenção conjunta» com um adulto são activadas zonas do córtex pré-frontal esquerdo, zona do cérebro com um papel importante em funções sociais complexas.

O estudo foi publicado na revista Biology Letters.
 
Topo