Do peito ao pratinho

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,458
Gostos Recebidos
166
O ideal é que o bebê mame ao seio exclusivamente até aos seis meses de idade e que aos poucos vá sendo apresentado aos novos sabores da vida. Introduzir novos alimentos à dieta do bebê é uma arte que precisa ser bem conhecida. Se nos lembrarmos que para a criança, e até para nós mesmos, o alimento é mais que nutrição, é uma fonte de novas descobertas que podem ou não ser prazerosas, toda forma de apresentar um alimento deverá ser repensada.

Ao dar liberdade ao bebê para provar o alimento não só com a boca, mas de uma forma mais ampla, estaremos favorecendo a maturação de todos os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Tudo deve ser de acordo a favorecer esse momento de prazer. Permita que o bebê pegue a comida com a mão. Como ele está aprendendo e aperfeiçoando a sua coordenação motora, tenha paciência caso ocorra algum "deslize", alguma baguncinha certamente vai ocorrer, mas procure relaxar.

Algumas empresas no mercado estão atentas às necessidades dos pequenos. A linha de produtos infantis BABI se preocupou com isso e desenvolveu pratos, colheres e canecas próprios para transformar a hora das refeições num grande programa.

Colheres de silicone macias e resistentes, que ao levar o alimento à boca e serem mordidas não causam dor às gengivinhas inchadas pelos dentinhos que estão para nascer; canequinhas lindas de alcinhas com bichinhos coloridos em alto relevo, feitas de material resistente para suportar a curiosidade um tanto quanto desastrada dos pequeninos; e a grande máxima, um pratinho que possui um suporte que se encaixa na mão de quem oferece o alimento permitindo-lhe sustentar as investidas das mãozinhas que também querem provar a papinha.

Tudo isso foi feito com um único objetivo: possibilitar que as mudanças alimentares sejam feitas de forma gradativa para que o bebê avance em suas descobertas com um saldo de alegria e contentamento.


sp.
 
Topo