Portal Chamar Táxi

Droga: Descriminalizar foi uma boa opção, diz João Goulão

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,831
Gostos Recebidos
186
Consumir droga deixou de ser crime há 10 anos, mas hoje praticamente todos os indicadores relacionados baixaram: menos toxicodependentes, menos crimes e menos mortes, ainda que a autoridade do setor não atribua o êxito apenas à lei.
A 01 de julho completam-se 10 anos sobre a entrada em vigor da lei que descriminalizou o consumo de droga e a posse de determinadas quantidades para uso pessoal. João Goulão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), diz que “foi uma boa opção”.

Em entrevista à agência Lusa a propósito da efeméride, o responsável frisou que hoje, em relação a 2001, “há uma evolução positiva na maioria dos indicadores relacionados com o consumo”, especialmente na diminuição de consumo de todas as substâncias ilícitas no grupo etário mais jovem.

“Contrariamente ao que parece ser o senso comum, de que os miúdos andam todos a usar drogas, isso não é verdade. Quer estudos na população em geral, quer em meio escolar apontam para uma diminuição”, diz
Mas há outros bons indicadores: menos casos na justiça derivados do uso de drogas e menos casos de consumidores de droga injetável. A questão da droga - no passado uma das maiores preocupações dos portugueses - surge hoje “em 12.º ou 13.º lugar” na lista do que mais apoquenta as pessoas. O problema já nem entra nas campanhas eleitorais, como no passado acontecia.

“Há uma evolução quase vertiginosa na queda da percentagem de pessoas infetadas com o vírus da sida entre os toxicodependentes”, diz também João Goulão, que no entanto deixa um aviso: “Não é possível estabelecer uma relação causa-efeito entre a evolução destes indicadores e a descriminalização. Há um pacote completo de políticas que têm vindo a ser prosseguidas e eu penso que é o resultado desse pacote que nos tem levado a uma evolução positiva”.

dd.
 
Topo