Portal Chamar Táxi

E esta?

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
E esta?

artrite.jpg
Viver perto de estradas dá artrite Estudo ambiental levou em conta registos de 90 mil mulheres. Pesquisa foi feita por investigadores da Universidade de Harvard.
O risco para a contracção da artrite reumatóide não é grande - cerca de 1% da população é afectada. Porém, um novo estudo sugere um factor surpreendente que parece aumentar esse risco: morar perto de uma estrada.
Poluentes ambientais, incluindo a fumo do cigarro, foram capazes de aumentar o risco. Isso sugere que outros factores capazes de aumentar a inflamação, como fumo de carros e camiões, também possam estar associados à doença.
Neste estudo, publicado online no site do periódico "Environmental Health Perspectives", investigadores examinaram os registos de 90.297 mulheres envolvidas numa investigação maior da saúde feminina entre 1976 e 2004. Usando a localização das suas casas em 2000, os cientistas calcularam a distância entre a moradia das pesquisadas e estradas com mais de duas faixas de tráfego. Um total de 687 mulheres na investigação desenvolveu artrite.
Após controlar por idade, consumo de cigarros, uso de contraceptivos orais, e muitas outras variáveis, os pesquisadores descobriram que as mulheres moradoras a até 55 metros de uma rua larga ou estrada tinham um risco 31% maior para artrite reumatóide, em comparação àquelas morando a 220 metros ou mais.
Isso significa que as pessoas não deveriam morar perto de estradas? "Eu não aconselharia ninguém a se mudar com base em um estudo", disse Jaime E. Hart, principal autor e membro pesquisador em Harvard. "Pode haver muitas mais coisas que a distância da estrada significa além de exposição a poluentes".

Fonte:Correio dos Açores


 
Topo