- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,021
- Gostos Recebidos
- 390
Um grupo de homens armados com facas e bastões atacaram, quarta-feira, centenas de manifestantes pró-democracia concentrados na praça Tahrir, no Cairo, segundo testemunhas locais e a televisão estatal egípcia.
"Os bandidos pró-Mubarak atacaram-nos e tentaram entrar na praça Tahrir, mas conseguimos travá-los com paus e com pedras", indicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, um jovem manifestante, Mouez Mohammed.
"Temos medo que eles regressem", acrescentou o mesmo manifestante.
A praça Tahrir ficou conhecida mundialmente por ter sido o epicentro da contestação que derrubou o regime do antigo Presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Fevereiro.
A televisão egípcia mostrou imagens onde se podiam ver centenas de homens armados com facas a tentarem entrar na praça e a reacção dos manifestantes, que começaram a atirar pedras.
Além dos tanques do exército, colocados no local para proteger o Museu Egípcio, localizado junto da praça Tahrir, as forças de segurança não estavam, aparentemente, no local.
Os confrontos começaram quando o novo Governo egípcio se reuniu com o Conselho supremo das Forças Armadas, que lidera o país desde a renúncia de Hosni Mubarak, para propor uma lei que criminaliza os incitamentos ao ódio, delito que poderá ser passível de pena de morte, referiu ainda o canal estatal.
Jornal de Notícias