Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6
[Imagem: Conor S. Boland et al. - 10.1021/nn503454h]
Sensor flexível e barato
O promissor grafeno não consegue transformar chumbo em ouro, mas pode transformar um simples elástico em um sensor capaz de monitorar a saúde em tempo real.
Já existem no mercado sensores eletromecânicos capazes de detectar o movimento corporal para medir a respiração ou a frequência cardíaca de um paciente, alertando os médicos para quaisquer irregularidades.
Mas eles não têm sido mais amplamente utilizados devido à complexidade de sua fabricação e ao seu consequente elevado custo.
Conor Boland e seus colegas das universidades de Surrey e Trinity College, no Reino Unido, construíram então um sensor de movimento de baixo custo mesclando grafeno a um elástico comum.
Segundo eles, o sensor flexível é sensível o suficiente para uso médico, além de poder ser fabricado a um custo muito baixo.
"Até agora, não existe nenhum sensor que atenda a todas as necessidades e que possa ser fabricado facilmente. Parece um conceito simples, mas nossos elásticos infundidos de grafeno podem realmente ajudar a revolucionar o monitoramento remoto da saúde," disse professor Alan Dalton, membro da equipe.
[Imagem: Conor S. Boland et al. - 10.1021/nn503454h]
Bebês prematuros
Sendo capaz de medir respiração, pulso e movimento das juntas, o sensor pode ser a solução para monitorar pacientes vulneráveis, como bebês prematuros, que não suportam a colocação de sensores grandes e pesados.
"Esses sensores são extraordinariamente baratos em comparação com as tecnologias existentes. Cada dispositivo custaria centavos em vez de reais, o que os torna ideais para uso em países em desenvolvimento, onde não há pessoal médico treinado suficiente para controlar e tratar os pacientes de forma rápida," acrescentou o professor Jonathan Coleman.
Inovação Tecnológica