• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Elefante fantasma

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Elefante fantasma vence edição de 2013 de prestigiado concurso internacional de fotografia de Natureza

Filipa Alves



Essence%20of%20Elephants180.jpg

Uma fotografia que retrata o que parece ser um "elefante fantasma" foi a grande vencedora do Willife Photographer of the Year 2013. A imagem de um elefante em movimento e portanto, com os contornos esbatidos, foi captada na reserva de caça de Northern Tuli, no Botswana, pelo fotógrafo sul-africano Greg du Toit.
A fotografia foi tirada nas imediações de um charco durante uma visita de uma manada de elefantes já depois do nascer do sol e, para além do elefante fantasma que aparece em primeiro plano, podem ver-se outros membros do grupo, mais atrás.

A espetacularidade da foto “Essência de Elefantes” é resultado da utilização de uma lente grande angular inclinada (que aumenta o tamanho do elefante em primeiro plano), uma abertura estreita (para que os elefantes no fundo apareçam focados), uma velocidade do obturador baixa (para registar o movimento) com um disparo do flash no final (para captar detalhe), e ainda do recurso a um filtro de polarização e ao ajuste da máquina para uma baixa temperatura.

“Há muitos anos que queria criar uma imagem que captasse a energia especial e o estado de consciência que sinto quando estou com eles [os elefantes]”, explica o autor da foto. “Esta imagem é a que está mais perto de o conseguir”.


Essence%20of%20Elephants450.jpg


O concurso Wildlife Phtographer é uma iniciativa do Museu de História Natural de Londres e da BBC que pretende promover a descoberta, a compreensão e o gozo responsável do mundo natural, éx plicado no website do museu.

Para além do prémio principal, o Wildlife Photographer of the Year distingue trabalhos fotográficos noutras 17 categorias. A segunda distinção mais importante é a “Young Willife Photographer of the Year”. Em 2013, este prémio foi ganho por Udayan Rao Pawar, um jovem indiano de 14 anos, pela sua imagem do transporte das crias sobre a cabeça por parte de uma progenitora de uma espécie de crocodilo, durante uma deslocação no rio Chambal (Índia).


Mother%C2%B4s%20little%20head%20full450.jpg

Estas duas fotos vencedoras bem como outras que se destacaram pela sua qualidade poderão ser apreciadas no Museu de História de Natural de Londres até ao dia 23 de março de 2014. Após esta data, a exposição iniciará uma itinerância que a levará a vários outros museus de diferentes países.

Aceder à galeria de imagens do Wildlife Photographer of the Year 2013, no website do Museu de História Natural de Londres

*Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Natural History Museum
 
Topo