• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Em Vila Real, hoje é dia das mulheres darem o pito aos homens!!!!!

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10




Mulheres e homens de Vila Real cumprem hoje a tradição de dar o pito,
um doce típico de massa e abóbora que é vendido durante todo o ano,
mas que ganha destaque nesta altura.





Está segunda-feira, dia 13 de dezembro, é o dia de Santa Luzia, e, como nos diz a tradição, em Vila Real as senhoras “têm de dar o Pito aos senhores”. Hoje, cumpre-se a tradição de dar o Pito, num ano marcado pela pandemia, sem a habitual festa e com receio de quebras nas vendas.
É na Capela de Santa Luzia, na localidade de Vila Nova (freguesia de Folhadela), que as portas se abrem nesta segunda, cumprindo a tradição, para vender este doce típico que atrai dezenas de pessoas.
Esta tradição começou por ser religiosa, mas, com o passar do tempo, passou a ter um cariz mais popular. Agora, são mulheres e os homens de todas as idades que aderem à brincadeira.
Assim, reza a tradição que, em Vila Real, as senhoras devem oferecer o Pito aos senhores, para que, na festa de S. Brás, em fevereiro, estes lhes ofereçam a Gancha, uma bengala de açúcar caramelizado

Com origem no antigo Convento de Santa Clara, os Pitos de Santa Luzia ganharam forma e paladar pelas mãos de Maria Ermelinda Correia, uma Irmã Imaculada de Jesus, que, segundo reza a história, era muito gulosa. Ora, sabendo a Madre Superiora de toda a sua gula, proibiu-a de comer todo o tipo de doces. A Irmã Ermelinda Correia, não conseguindo controlar a sua gulodice, criou um doce cuja forma se assemelhava muito com os pachos de linhaça com que tratava os doentes com problemas de olhos. E assim nasceu o Pito de Santa Luzia (padroeira dos doentes com problemas de olhos), uma especialidade com recheio de doce de abóbora e cobertura de massa de farinha, que é um dos ex libris de Vila Real.

Manda a tradição Vila-realense que as raparigas ofereçam o Pito aos rapazes nos dias da Festa de Santa Luzia.

noticiasdevilareal
 
Topo