Emagrecer: dicas para uma elegância a longo prazo

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Dias quentes, férias, roupa leve e praia: estão reunidas as condições para a “corrida às dietas”. Mas, se o excesso de peso é um problema a resolver com urgência, a única forma de conseguir perder o peso a mais sem voltar a engordar é mudar de vida. Saiba como o conseguir.

emagrecer-dicas-para-uma-elegancia-a-longo-prazo.jpg


Os dados mais recentes, nomeadamente do estudo EPObIA, no qual participou a Direção-Geral de Saúde, mostram que mais de metade da população portuguesa adulta sofre de excesso de peso. São 57,9% das mulheres e 66,6% dos homens que têm peso a mais, sendo que os níveis mais graves também são preocupantes, com 20% dos adultos portugueses obesos. É esta a realidade demonstrada pelos dados de 2012, compilados no estudo Prevalência do Excesso de Peso, Obesidade e Obesidade Abdominal numa Amostra Representativa da População Portuguesa. Ou seja, boa parte dos portugueses tem um perfil cada vez mais “arredondado”, com as consequências para a saúde que isso acarreta. Tanto nas crianças entre os 2 e os 5 anos como nos jovens entre os 10 e os 18 anos, o excesso de peso atinge mais de 30% da população e a pré-obesidade está sempre acima dos 20%.

Com a chegada do verão, além da saúde, é a estética que faz aumentar a necessidade de perder quilos e centímetros de largura. E se não é possível que isso aconteça de um dia para o outro sem causar danos à saúde, a boa notícia é que a perda de peso pode ser definitiva. Isto, se estiver disposto a seguir os dez passos que revelamos a seguir.

Mantenha uma rotina alimentar. Tente comer sensivelmente sempre às mesmas horas todos os dias, quer coma três ou cinco vezes por dia.

Reduza na gordura. Escolha alimentos com pouca gordura sempre que possível. Evite ao máximo alimentos gordos, como a manteiga ou óleos alimentares.

Se gosta de petiscar, invista em snacks saudáveis, como fruta fresca ou desidratada ou iogurtes baixos em calorias, em vez de batatas fritas ou chocolate.

Tenha cuidado com as doses. Não empilhe comida no prato, à exceção dos vegetais, e pense duas vezes antes de se servir uma segunda vez.

Pense no que bebe. Prefira água ou bebidas sem açúcar. Os sumos naturais, sem açúcar, já contêm açúcar natural, por isso fique-se apenas por um copo. O álcool também é rico em calorias. Não ultrapasse uma dose diária.

Concentre-se na comida. Abrande. Não coma em andamento nem enquanto vê televisão e, sempre que possível, coma à mesa.

Coma pelo menos cinco porções de vegetais ou fruta diariamente (cerca de 400 g no total).

Aprenda a ler os rótulos. Seja cauteloso em relação às alegações alimentares. Confira a percentagem de gordura e açúcar no rótulo quando vai às compras ou está a cozinhar.

Faça intervalos nos períodos em que está sentado. Levante-se durante 10 minutos de hora a hora.

Caminhe. Ande 10 mil passos, o equivalente a 60 a 90 minutos de marcha moderada, diariamente. Pode usar um pedómetro para contar os passos.














deco.proteste
 
Topo