Empresa líder mundial em nanotecnologias instala-se na Universidade do Porto

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Empresa líder mundial em nanotecnologias instala-se na Universidade do Porto

O serviço de incubação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vai acolher a partir de sexta-feira um centro de inovação da Ablynx, uma empresa de ponta na área das nanotecnologias, anunciou hoje fonte da instituição.


Situado no pólo do Campo Alegre da UP, o centro de inovação da empresa belga na UPTEC, com 500 metros quadrados, vai desenvolver, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular e celular (IBMC), uma tecnologia já patenteada e única no mundo que permite criar "nanobodies" (nanocorpos). Trata-se de um novo tipo de partículas terapêuticas com base em fragmentos de anticorpos destinado ao combate de uma gama de doenças graves, nomeadamente o cancro, inflamações, tromboses ou Alzheimer.

Estas partículas terapêuticas, que são de facto anticorpos à escala nano, possibilitam o desenvolvimento de fármacos direccionados ao tratamento de doenças em órgãos específicos do corpo humano.
Ablynx, empresa fundada em Ghent, na Bélgica, em 2001, tem 140 colaboradores e está cotada na Euronext.

A empresa belga investiu neste projecto cerca de três milhões de euros e prevê a constituição de uma equipa multinacional de 25 investigadores para desenvolver os seus projectos em Portugal.

Fundada em 2001na cidade de Gent e cotada na Euronext, a Ablynx está a desenvolver um conjunto de programas terapêuticos com base em nanobodies, contando, para tanto, com mais de 140 colaboradores. Entretanto, a Ablynx estabeleceu colaborações e parcerias de investigação científica com empresas farmacêuticas líderes de mercado, tendo já vários fármacos em fase de ensaio clínico.

A instalação deste centro de inovação visa, precisamente, o aproveitamento das competências científicas do IBMC e demonstra a capacidade de atracção de empresas em áreas de vanguarda pela U.Porto. Importa referir, por último, que está prevista a constituição de uma equipa de cerca de 25 investigadores multinacionais, para levar a cabo os projectos da Ablynx em Portugal.

-----------

Abraço
 
Topo