Empresas apostam nas renováveis em Figueira de Castelo Rodrigo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Empresas apostam nas renováveis em Figueira de Castelo Rodrigo


A Eviva, subsidiária para a área de geração de electricidade do grupo Martifer, e a Bogaris, empresa espanhola de energia, agroindústria e promoção especializada, estabeleceram acordos de colaboração com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo em vista a exploração das potencialidades endógenas do concelho, ao nível de energias renováveis, nomeadamente na hídrica, solar e eólica.

A Eviva está a estudar a viabilidade da construção da barragem de Quintã de Pêro Martins, no rio Côa, que esteve quase a ser contemplada no Plano Nacional de Barragens, hipótese depois abandonada pelo executivo, estando já está a trazer técnicos ao terreno, de modo a proceder a uma avaliação de impacto ambiental. A empresa está também a avaliar o potencial da cumieira da Serra da Marofa, em termos de energia eólica e solar. Também a Bogaris já manifestou interesse na instalação de um parque eólico no mesmo local.

A Iberdrola e a Termoeléctrica Portuguesa já têm mesmo direitos adquiridos nalguns terrenos na Serra da Marofa, tendo em vista a instalação de parques eólicos. Segundo Luís Pereira, da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, ao AmbienteOnline, este interesse na região está relacionado com «as condições óptimas oferecidas, como a geografia do terreno, que permite uma boa exploração dos recursos, a grande exposição solar e bons recursos hídricos, constituídos pelos rios Côa, Águeda e Douro».

02/2008
Autor / Fonte
Sofia Vasconcelos
Portal Ambiente
 
Topo