Energia no Alqueva

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Energia

A energia é a face já visível do empreendimento, graças às centrais hidroeléctricas do Alqueva, com uma potência de 240 megawatt (MW), e Pedrogão (10 MW) concessionada por um período de 35 anos à EDP, após um contrato assinado com a EDIA em Outubro do ano passado.

A concessão vai ajudar, aliás, a financiar o Alqueva a EDP adiantou já 195 milhões de euros, estando previsto que pague uma "renda" anual de 12,6 milhões", garantindo ainda o reforço de potência.

Em Dezembro passado, aliás, a eléctrica portuguesa anunciou o lançamento de um concurso internacional para o reforço do Alqueva em mais 240 MW, cuja construção deve arrancar já em Junho.

A EDIA prevê ainda construir mais seis pequenas hídricas, a juntar à barragem do Pisão, que vão aproveitar os desníveis dos canais da rede primária do sistema global de rega.

Para já estão em concurso as centrais de Odivelas e de Serpa. A energia fotovoltaica é outra aposta da EDIA que explora desde Janeiro de 2007 uma pequena central cujos painéis ocupam uma área de 2 mil metros quadrados. Os biocombustíveis - que conciliam projectos agrícolas com a componente energética - também estão no mapa de negócios da EDIA.

Jornal de Noticias
 
Topo