"Energias no jardim" é o tema do IV Festival em Ponte de Lima

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ponte de Lima: festival apresenta jardins de seis países, energias dão o mote

"Energias no jardim" é o tema do IV Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que abre a 30 de Maio, apresentando onze trabalhos originais e um "repescado" de 2007, anunciou hoje o director do certame.

Francisco Calheiros disse à agência Lusa que a edição deste ano será "a mais internacional de sempre", apresentando jardins da Áustria, Itália, Inglaterra, Alemanha e Japão, além de Portugal.

A concurso apresentaram-se 19 trabalhos, tendo o júri escolhido 11, enquanto que o 12º transita do festival de 2007, como prémio por ter sido o mais votado pelos visitantes.

O trabalho que recolheu mais votos, entre as cerca de 70 mil pessoas que no ano visitaram o festival, intitula-se "O jardim das avestruzes" e é assinado pelo arquitecto Fabien Vacelet.

Segundo Francisco Calheiros, para a edição deste ano os concorrentes foram desafiados a conceber jardins alusivos às energias, sobretudo às renováveis, por esta ser uma questão que "está na ordem do dia".

Inédito em Portugal, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima assume-se como uma recriação do famoso festival francês de jardins de Chaumont-sur-Loire.

O certame, que decorre nos campos de S. Gonçalo, entre as pontes romana e da de Nossa Senhora da Guia, na margem direita do rio Lima, ficará patente ao público até 30 de Outubro, após o que será aberto concurso para o ano seguinte, cujo tema já está escolhido: "As artes no jardim".

"Além de relançar o gosto e culto pelo jardim e pela jardinagem, numa ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente, queremos também que o festival constitua um laboratório de inovação e que todos os anos se renove com ideias e técnicas que sirvam a população e exprimam as correntes de pensamento e as preocupações da nossa época", salientou Francisco Calheiros.

VCP.

Lusa/Fim
 
Topo