Engodar E Sondar

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
-ENGODAR E SONDAR



-Há diferentes tipos de engodagem sejam eles com a mão ou com o auxilio de uma fisga.

Toda a engodagem deve ser feita com precisão devendo haver um treino ou prática para o mesmo

Na pesca de competição existem vários tipos de engodo , em farinha , sementes ou iscos tendo eles sempre um tratamento diferente por cada tipo de pesca a executar.

Na pesca com engodo de farinha todo o pescador deve amassar o seu engodo com água do local onde vai pescar , pondo de parte o problema dos aditivos da água de redes públicas, sendo assim e supondo que a água é boa pomos as mãos na massa e começamos a amassar o engodo juntando a água pouco a pouco sem exageros.

Depois de amassado o engodo, começa-se a fazer umas bolas do tamanho de uma laranja para a engodagem inicial e umas mais pequenas para todo o decorrer da sessão de pesca. Alguns pescadores juntam ao engodo ,iscos . sementes e aromas a vontade de cada um , mas ai cada um é que sabe.

Na pesca com engodagem com iscos ou sementes também é preciso ter alguns cuidados , como por exemplo no asticot terá de se retirar toda a serradura que os conservam ou então depois desta operação cola-los de forma a fazer umas bolas para serem lançados como o engodo de farinha.

Esta operação de colagem de asticot é muito simples se tivermos os utensílios necessários para o mesmo.







1- Retirar toda a serradura

2-Colocar a cola para o efeito (vende-se em qualquer loja de pesca)

3-Mexer bem para que todos os asticots fiquem com cola

4-Pulverizar com água ( utilizando um pulverizador para o efeito ) sem que se exagere

5- Depois de algumas voltas ao asticot deixar repousar alguns minutos .

6-Começar então a fazer bolas , mas não esquecer utilizem farinha nas mãos para que os asticots não se colem

7- Lançar as bolas com a mão ou com a ajuda de uma fisga para o efeito

VAMOS SONDAR

sondagem.gif

Esta é a maneira mais apropriada para sondar , assim consegue-se descobrir todos os obstáculos do fundo e assim maior eficácia.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amigo fonseca, quem sabe nunca esquece...
para quem pensa que tem um segredo para pôr no engodo, há um pescador de grande nível (joão renato) que me ensinou o seguinte: tudo na pesca já foi inventado.
:Espi57:
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Tens razão amigo csi...
o que faz a diferença sao os detalhes.
 
H

helldanger1

Visitante
Amigo fonseca, quem sabe nunca esquece...
para quem pensa que tem um segredo para pôr no engodo, há um pescador de grande nível (joão renato) que me ensinou o seguinte: tudo na pesca já foi inventado.
:Espi57:

Permite-me discordar um pouco sobre isso,ainda nao a muito tempo,nao se pescava com air-bags em portugal,inventado pelos italianos em 2001 salvo o erro,outra elasticos ocos ja pescaram?sacalhar ainda nao,esta nova gama de elasticos ocos,permite maior resistencia,elasticidade no momento de captura,sendo assim ainda teremos muitos mais inventores(inventos) no que toka a pesca de competicao,pois a pesca de lazer nao tem nada a ver com o que se passa pela competicao,um aparte heeheheh em portugal na pesca rapida utiliza-se anzois sem barbela,mais vantagens mais facil a desferrar,bem como nao mutilar os peixes.....(pesca sem morte)
cumpts
hell
 

Aladdim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Amigo fonseca, quem sabe nunca esquece...
para quem pensa que tem um segredo para pôr no engodo, há um pescador de grande nível (joão renato) que me ensinou o seguinte: tudo na pesca já foi inventado.
:Espi57:

Boas,
Tenho de discordar consigo e com o seu amigo, tanto na pesca como na vida nada se encontra tudo inventado (longe disso)... Temos é de pensar k quando estamos à pesca e ñ temos peixe alguma coisa está mal... e um simples detalhe pode ser a diferença, por vezes basta mudar o tipo de anzol

1abraço
 

didi19730

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 21, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tenho de discordar consigo e com o seu amigo, tanto na pesca como na vida nada se encontra tudo inventado (longe disso)... Temos é de pensar k quando estamos à pesca e ñ temos peixe alguma coisa está mal... e um simples detalhe pode ser a diferença, por vezes basta mudar o tipo de anzol

1abraço


E nao só por vezes mudar para fios mais finos,boias mais leves a alteraçao dos chumbos na queda da agua bem como outras tambem sao muito importantes
cumprimentos didi19730
 
Última edição:
Topo