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Escolhendo O Carreto Certo

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Existem basicamente três tipos de carretos a considerar, cada um com vantagens a pesar: "Baitcasting", "Spinning" e "Spincasting".
  • Carretos tipo baitcasting
    • Os carretos de "baitcasting" trabalham com o peso da amostra ou isco a medida que este puxa a linha e gira o tambor para largar mais linha. Quanto mais pesada for a amostra maior é o lançamento.
    • Com prática, este tipo de carreto também vai permitir lançar com mais pontaria.
    • São normalmente escolhidos pelos pescadores mais experientes quando usam amostras mais pesadas e linhas desenhadas para peixes mais pesados.
    • A maior parte dos carretos de "baitcasting" agora incorporam um sistema de drag desenhado para ajustar a resistência do tambor.
    • Também pode escolher um carreto destes para o seu tipo de pesca preferido
      • Carretos offshore são desenhados para lutar com um peixe do barco.
      • Carretos de corrico servem para arrastar uma amostra ou isco através do movimento do barco.
      • Carretos de "casting" são bons para lançamentos de precisão.
    • Este tipo de carretos até vem em diversos formatos em função do tipo de lançamento que queremos fazer, por cima da cabeça, de lado e para fazer o chicote naquelas situações em que estamos com falta de espaço.


      escolhercarreto2.jpg

      - Carreto tipo baitcasting
  • Carretos tipo spinning
    • Carretos tipo "spinning" tem a frente aberta
    • A sua linha é lançada de um tambor estacionário através de um fio preso numa peça de metal presa ao tambor.
    • Este tambor estacionário é bom para prevenir os ninhos de linha.
    • O peso da amostra puxa a linha para a frente.
    • Os carretos "spinning" podem usar iscos leves mas hoje em dia usam-se preferencialmente para iscos mais pesados.
    • Pode-se ajustar para ser puxado pelo lado direito ou esquerdo.
    • Usam "anti-reverse", um simples mecanismo que protege em caso de mordida de peixe.
    • Previne a manete do carreto de girar no sentido oposto quando o peixe morde ou quando estamos a corricar de barco.
    • Anti-reverse automático não precisa de ajustamentos manuais.
escolhercarreto3.jpg

- Carreto tipo spinning
  • Spincasting reels
    • Os carretos spincasting tem a face fechada, e combinam as funcionalidades do "spinning" e do "casting". O tambor permanece estacionário até usarmos o botão do polegar para lançar. Quando largarmos este, o isco ou a amostra puxam o fio.
    • A facilidade destes carretos tornam-los a escolha perfeita para os novatos, tanto pela facilidade de manejo como pela eficácia, com muitos poucos detalhes que possam atrapalhar a pesca.
    • A face fechada limita a capacidade de linha mas ainda se consegue encontrar modelos que resolvem este detalhe.
    escolhercarreto4.jpg

    - Carreto tipo Spincasting
Materiais/Construção
escolhercarreto1.jpg
  • Tambor
    • O tambor é a parte do carreto onde está a linha.
    • É um componente destacável.
    • Normalmente feitos de grafite ou alumínio.
    • Os de grafite são desenhados para serem mais leves que os de alumínio.
    • Os de alumínio são considerados mais resistentes e custam geralmente mais.
    • Em qualquer caso são feitos para resistir a corrosão da agua.
  • Armação
    • A armação é o que dá ao carreto a sua forma.
    • Também podem ser de grafite ou alumínio.
    • Mais uma vez é uma questão de peso e de preço, como no tambor.
  • Capacidade de linha
    • A capacidade de linha é fundamental na escolha do carreto.
    • Os carretos podem conter desde 15 jardas até 900 jardas de linha.
    • A quantidade de linha depende do tipo de pesca. Por exemplo, a pescar no seu lago favorito ou parque provavelmente precisa de muito pouca linha. Mas se vamos corricar é exactamente o contrario que acontece. devemos ter em conta o tipo de aguas que vamos encontrar bem como que tipos de peixe podem picar.
  • Relação de caixa (não não é um carro!)
    • A relação de caixa diz-nos a que velocidade é que podemos recuperar a linha.
    • Como guia, pequenas relações fornecem mais potência para puxar peixe de grandes profundidades, enquanto que grandes relações beneficiam quando puxamos de perto da superfície.
  • Rolamentos
    • Os rolamentos servem para as partes móveis trabalharem mais suavemente.
    • Normalmente falando quanto mais rolamentos mais suave é o trabalhar sobe pressão.
    • Como regra, quantos mais rolamentos o carreto tem mais caro este é.
 
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