• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Espaço: projecto de foguetão Ariane 5 ME validado

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
A Agência Espacial Europeia (E.S.A.) confirmou a validade do projecto do lançador Ariane 5 Midlife Evolution (ME) apresentado pelo fabricante Astrium, aguardando-se agora para o seu desenvolvimento completo que seja votado o seu financiamento pelos estados-membros da E.S.A. aquando da cimeira agendada para Novembro de 2012. Concretamente, este melhoramento do lançador Ariane 5 está baseado no acréscimo de um novo piso superior equipado com o motor criotécnico Vinci. Por outro lado, a parte superior irá medir mais 3 metros, permitindo assim o transporte de cargas 20% mais pesadas (até 12 toneladas) em relação ao que acontece actualmente com o Ariane 5, assim como uma redução dos custos (menos 20% por kg transportado). Uma vez operacional – até 2017 –, o Ariane 5 ME poderá colocar em órbita em simultâneo dois satélites de mais de 5 toneladas de forma a antecipar as necessidades do mercado comercial e oferecer uma grande variedade de missões respondendo às necessidades institucionais da União Europeia.




t/sat
 
Topo