- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,043
- Gostos Recebidos
- 1,238
Assim que acorda, costuma olhar para a sua almofada? Olhe que devia fazê-lo com mais frequência. Vários profissionais de saúde alertam para uma mancha na almofada que pode ser vista todas as manhãs e que poderá ser um sintoma de cancro. Esteja atento.
Em causa estão as manchas de suor. Deixa marcas visíveis e não devem ser ignoradas, especialmente em alturas em que não está assim tanto calor e que, por norma, não iria transpirar tanto durante a noite.
Alguns sintomas de cancro podem ser mais fáceis de identificar dependendo da parte do corpo afetada. Por exemplo, no caso do cancro do pulmão a tosse persistente é um sintoma, tal como fezes com sangue podem estar relacionadas com cancro colorretal.
Manchas na almofada não devem ser ignoradas
Por outro lado, outros sinais podem ser mais complicados de identificar, como é o caso de suores noturnos. Se for algo recorrente e sem um motivo aparente, o melhor é mesmo consultar um médico para descartar todas as possibilidades. Especialistas afirmam que este pode ser um sintoma de leucemia, um tipo de cancro do sangue.
Leia Também: Estudo. Substâncias cancerígenas encontradas em extensões de cabelo
“Se acorda regularmente com os lençóis encharcados, deve consultar um médico. Suores noturnos ocorrem quando transpira tanto que o seu pijama e a roupa de cama ficam completamente molhadas, mesmo que o local onde está a dormir esteja fresco”, começa por dizer o serviço de saúde do Reino Unido (NHS).
Já a Cancer Research UK aponta que suores noturnos intensos são um dos sintomas gerais de cancro. No entanto, afirmam que pode também ser o resultado de alguns medicamentos ou de problemas de saúde menos graves.
O sintoma de cancro que pode estar a deixar passar
NHS revelou alguns dos tipos de cancro que podem levar a suores noturnos, é o caso da leucemia, do linfoma, cancro da próstata, cancro do rim ou cancro dos ossos. Já a Leukaemia Care indicou que 30% das pessoas com leucemia apresentam suores noturnos.
"Certamente não é incomum transpirar durante a noite, especialmente no verão, quando o quarto ou a roupa de cama ficam muito quentes. No entanto, suores noturnos intensos, a ponto de os lençóis ou o pijama ficarem completamente encharcados, mesmo a dormir num ambiente fresco, podem, às vezes, ser um sinal de leucemia”, revelam os especialistas da Leukaemia Care.
"Muitos descrevem a sensação como se tivessem acabado de sair de uma piscina e fossem para a cama em seguida”, continuam. Assim, deverá consultar um especialista se este tipo de suores e manchas aparecerem, bem como se tiver tosse, diarreia e febre persistentes e ainda de perder peso sem razão aparente.
IN:NM
