Especialistas em energias sustentáveis elogiam "bom desempenho" de Portugal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Especialistas em energias sustentáveis elogiam "bom desempenho" de Portugal

eolica4_nrel.jpg


Especialistas em energias sustentáveis reunidos em Bruxelas realçaram, esta segunda-feira, o "bom desempenho" de Portugal no que toca à aplicação de políticas ambientalmente sustentáveis e ao investimento na eficiência energética.

Num encontro com a imprensa, responsáveis de duas empresas organizadoras da Semana Europeia da Energia Sustentável, que decorre na capital belga até ao final da semana, falaram da cada vez maior preocupação dos Estados-membros em adotar medidas energéticas alternativas.

No caso de Portugal, diretor da Agência Executiva da Competitividade e Inovação (EACI), e Marie Donnelly, diretora-geral de Energia da Comissão Europeia, afirmaram que "está no bom caminho".

"Portugal tem muita sorte porque é rico em fontes de energias renováveis, o sol, vento e as ondas do mar. Por isso, tem boas oportunidades para se tornar independentemente renovável. Estamos conscientes da situação económica de Portugal, mas estamos otimistas em relação à cada vez maior afirmação nesta matéria", afirmou Marie Donnely.

A especialista disse, contudo, que se Portugal se unisse à Espanha, no que concerne à criação de projetos energeticamente sustentáveis, isso ajudaria na afirmação da posição dos dois países em matéria de eficiência energética.

Também Patrick Lambert frisou a mais-valia das condições atmosféricas de Portugal. "Tive a sorte de visitar Portugal no ano passado e estive em Évora, que se apresentou como uma cidade-modelo de energia sustentável. Portugal deve ser tido como um exemplo", acrescentou.

Hussain Saffat, da EACI, considerou que a crise em Portugal não tem impedido o país de investir em políticas energeticamente sustentáveis. "Todos sabemos a crise por que estão a passar, mas reconhecemos que há um esforço em investir nas energias sustentáveis, não só pelo ambiente, mas para o crescimento e negócio", sustentou.

A Semana Europeia da Energia Sustentável (SEES), que visa debater estratégias para um futuro mais sustentável a nível local, regional, nacional e europeu, decorre até sexta-feira e reúne mais de 20 mil especialistas do setor público e privado.


PER / Notícias ao Minuto
 
Topo