Estamos a ficar sem noite! A culpa é da iluminação LED

Luisao27

GF Ouro
Entrou
Jun 7, 2017
Mensagens
1,572
Gostos Recebidos
0
Com a moda das “smartcities”, e também com a consciência de que é possível levar a cabo algum tipo de ação ao nível da eficiência energética, muitos dos municípios têm vindo a trocar as luminárias tradicionais por iluminação LED.

A poupança parece justificar-se mas, de acordo com um estudo, esta alteração está afinal a aumentar a poluição luminosa.


mw-860-720x480.jpeg
A investigação pertence ao físico Christopher Kyba, do Centro Alemão de Investigação em Geociências (GFZ), que publicou na revista Science Advances o resultado do impacto da iluminação baseada em LED. Em declarações à Lusa, Christopher Kyba refere que “A noite na Terra está a ficar muito mais brilhante e não esperava que tantos países ficassem mais luminosos de forma tão uniforme”.


Na prática o que está a acontecer é que o “mundo está a ficar sem noite” uma vez que têm vindo a ser instalados cada vez mais sistemas de iluminação.
O mundo está a ficar sem noite, com metade da Europa e um quarto da América do Norte a ver alterados os padrões do ciclo noite/dia
Revela o estudo
De acordo com os dados obtidos via satélite, é possível ver que a luz artificial exterior aumenta a um ritmo de 2% ao ano, desde 2012, tanto em luminosidade como em área.
led_00-720x439.jpg

[h=3]Quais as consequências?[/h]
Segundo o ecologista alemão Franz Holker do Instituto Leibniz (IGB), em declarações à Reuters, a poluição luminosa tem consequências no ambiente, ao interferir no ciclo circadiano. O aumento do brilho durante a noite pode interferir nos sonos, alerta o cientista.


Holker refere ainda que esta alteração afeta também os animais, em especial 30% dos vertebrados e mais de 60% de invertebrados que são noturnos. A luz artificial influencia também as plantas e micro-organismos assim como os padrões de reprodução ou migração, de várias espécies como insetos, anfíbios, peixes, pássaros, morcegos e tantos outros animais.

Além de que mais luz durante a noite impede as pessoas de verem as estrelas como o fazem há milénios.



 
Topo