mjtc
GF Platina
- Entrou
- Fev 10, 2010
- Mensagens
- 9,475
- Gostos Recebidos
- 11

A célebre frase pendurada no escritório do personagem Mulder é uma representação da crença não justificada acerca do fenómeno ovni.

A visita extraterrestre, embora não impossível, é altamente improvável e carece de evidência. Somente isso é o suficiente para o programa SETI (Search for extraterrestrial intelligence) nem levar a sério os relatos ufológicos. Mas se os defensores da hipótese ovni ainda não mostraram suas evidências concretas, pelo menos a psicologia tem-se beneficiado com um campo de pesquisa não só curioso como também necessário.
O psicanalista Carl Jung enquadra o fenómeno ufológico como uma projecção arquetípica moderna e de expressão tecnológica.
A psicóloga Susan Blackmore sugere que os acontecimentos de abdução são uma manifestação de uma paralisia do sono, que ocorre entre o estado de vigília e o sono. Neste momento, o cérebro pode facilmente reproduzir alucinações carregadas de suporte visual e sonoras, simulando o encontro com um alienígena.
Carl Sagan resume de maneira brilhante:
"Os discos voadores, ou ovnis, são bem conhecidos de todos. Mas ver uma luz estranha no céu não significa que estamos sendo visitados por seres do planeta Vénus ou de uma galáxia distante de nome Spetra. Os nossos laboratórios são muito sofisticados. Um produto de fabricação alienígena pode prontamente ser identificado como tal. No entanto, ninguém jamais trouxe um pequeno fragmento de uma nave alienígena para ser submetido a teste físico, muito menos o diário de bordo do capitão da nave estelar. Quando o embuste e as alegações simplistas forem excluídas, parece que nada restará para ser estudado".
Última edição: