EUA: Novo terminal e oleodutos vão cobrir 20 por cento das importações diárias de pet

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Huston, 19 Ago (Lusa) - Um terminal de petróleo e vários oleodutos vão ser construídos na costa do Golfo do Texas e começar a funcionar em 2010, tendo capacidade para cobrir quase 20 por cento do crude importado diariamente pelos Estados Unidos.

O projecto, que foi anunciado pelos promotores na segunda-feira, inclui um terminal que permitirá que grandes navios-cisterna descarreguem a cerca de 58 quilómetros da costa de Freeport, evitando, por vezes, áreas de nevoeiro e outros perigos.

Duas bóias flutuantes, no terminal, vão estar ligadas a um sistema de bombagem ancorado a 35 metros de profundidade, que transportará o petróleo para terra através de um oleoduto submerso.

Em terra, um outro oleoduto encaminhará o petróleo para navios-armazém e refinarias.

No seu conjunto, os oleodutos terão uma extensão de 257 quilómetros.

Com capacidade para produzir 1,8 milhões de barris de crude por dia, o consórcio encarregue do projecto, Texas Offshore Port System, poderá cobrir 18 por cento do total de crude diário importado pelos Estados Unidos.

O projecto, avaliado em 1,2 mil milhões de euros, implicará o alargamento de refinarias desde Freeport ao Porto Arthur.

Motiva - um dos parceiros e que tem capital holandês e saudita - planeia quase duplicar o tamanho da sua refinaria perto do Porto Arthur, tornando-a a maior dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

O novo projecto segue-se a um outro, que há 17 anos permite suportar 12 por cento das importações de crude dos EUA, através de um oleoduto localizado a 29 quilómetros a Sul de Grand Isle, em Louisiana.

ER.

Lusa/Fim




Fonte: Expresso
 
Topo