• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exosqueleto ajudará jovem paralisado a dar pontapé de partida do Mundial de 2014

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Exosqueleto ajudará jovem paralisado a dar pontapé de partida do Mundial de 2014

exosqueleto_SAPO.jpg

Publicado em 04 de Abril de 2014.

Pouco antes das 17 horas locais, no dia 12 de Junho, um jovem brasileiro paraplégico vai levantar-se da sua cadeira de rodas e dar o pontapé de saída do Mundial de Futebol de 2014 no Arena Corinthians, em São Paulo.

Para tal, ele contará com a ajuda de um exosqueleto controlado pelo cérebro, que está a ser desenvolvido por várias universidades internacionais, num projecto que é liderado pela Duke University.

O arranque do mundial será uma oportunidade para demonstrar a tecnologia real e prática que está ao alcance da espécie humana actualmente. O pontapé simbólico é apenas parte de um projecto intitulado “Walk Again Project”.

O exosqueleto fornecerá apoio aos membros inferiores do corpo do jovem e os padrões da actividade cerebral, detectados por eléctrodos colocados na cabeça, irão ajudar a controlar o esqueleto artificial. Os sinais são depois transmitidos para um computador na posse do utilizador que converte os sinais em movimentos, refere o Guardian.

Com o projecto quase concluído, os investigadores vão escolher o jovem candidato que será treinado para utilizar o exosqueleto. Actualmente, a equipa de investigadores está a treinar nove paraplégicos, com idades entre os 20 e 40 anos, sendo que apenas um dará o pontapé de saída.

No último mês, a equipa de cientistas que está a desenvolver o exosqueleto foi assistir a jogos no Arena Corinthians para perceber se a radiação dos telemóveis pode interferir com o equipamento que vai ajudar o jovem a erguer-se da sua cadeira de rodas. As ondas electromagnéticas podem afectar o comportamento do exosqueleto, mas os testes feitos até agora foram encorajadores. As hipóteses de o exosqueleto funcionar incorrectamente ou deixar de funcionar são bastante baixas.

Esta semana foi lançada uma página de Facebook que documenta a evolução do projecto. Nos próximos dias será lançado o site oficial do projecto.

Fonte: greensavers
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
projecto_1_original.jpg


projecto_2_original.jpg


projecto_3_original.jpg


projecto_4_original.jpg


projecto_5_original.jpg


projecto_6_original.jpg


projecto_9_original.jpg


projecto_10_original.jpg


Greensavers

 
Topo