brunocardoso
GForum VIP
- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 5,612
- Gostos Recebidos
- 0

Farmácias administram 44 por cento das vacinas contra a gripe sazonal
Na época gripal 2010/2011, 44 por cento das vacinas dispensadas foram administradas nas farmácias, o que representa um crescimento de 17 por cento face ao ano anterior, de acordo com a estimativa do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde da ANF (CEFAR). De sublinhar que a estimativa do CEFAR é muito similar à estimativa para Farmácias do Relatório do INSA sobre a Cobertura Vacinal em Portugal 2010/11.
Dos utentes que escolheram as farmácias como local de administração da vacina contra a gripe, 50 por cento foram vacinados nos primeiros 15 dias de Outubro de 2010. A cobertura vacinal atingiu 45 por cento na população com 65 anos ou mais e as farmácias podem ter contribuído entre 6,6 e 10,3 por cento para a concretização deste valor, constituindo um importante contributo em termos de saúde pública.
A vacinação na mesma farmácia onde a vacina é dispensada, mediante prescrição médica, alia o conforto à segurança e evita a deslocação a outro serviço de saúde. O sucesso da campanha "Vacinação Contra a Gripe Sazonal e Doenças Pneumocócicas nas Farmácias" prova que a acessibilidade e distribuição geográfica das farmácias são uma mais-valia no combate à gripe e na promoção da saúde pública.
Para além do serviço de administração da vacina, as farmácias fazem também aconselhamento e referenciam para consulta médica, sempre que necessário, os doentes pertencentes a grupos de risco.
Fonte Inf: Médicos de Portugal