• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fiat Uno marcou gerações. O carro que vendeu quase 10 milhões de unidades

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801
naom_63eba0e3cc737.jpg



É um ícone da indústria automóvel e marcou gerações, principalmente nos anos 80 e 90. Falamos do Fiat Uno, um dos modelos mais icónicos da marca italiana que está de parabéns por completar 40 anos de história.






Apresentado em 1983 em Itália, o pequeno citadino fez a delícia de milhões de pessoas. O sucessor do Fiat 127 foi desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro e o sucesso foi quase imediato: em 1984 venceu o prémio Carro do Ano.


Quando surgiu e foi apresentado ao mundo trazia opções de três e cinco portas, tal como um motor a gasolina de quatro cilindros em linha, capaz de debitar 45 cv de potência. A sua velocidade máxima era de 140 km/h graças aos seus 700 kg. Ao longo dos anos, a Fiat foi atualizando os blocos que equipavam o Uno, mas o mais potente da história foi o Uno Turbo i.e.


Notícias ao Minuto



A versão mais potente da gama Uno tinha um motor 1.3 turbo, capaz de debitar 105 cv. De referir que até há bem pouco tempo um Uno Turbo i.e. português, de 1988, foi vendido nos EUA por cerca de 14.500 euros.


Feitas as contas, a produção em Itália durou 11 anos e foram praticamente colocados a circular seis milhões de unidades em todo o mundo. No entanto, se na Europa o Uno deixou de ser comercializado, o mesmo não se pode dizer noutros países. No Brasil, por exemplo, a produção do Fiat Uno durou até 2021. Em dezembro desse ano, foi anunciada uma versão de despedida com uma produção de apenas 250 unidades. Dava pelo nome de Uno Ciao.
 
Topo